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quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Segredos da Concepção de Moisés



Em Shaar Ha´Gilgulim (Hakdama 36), Rabi Yitschac Luria (o Arizal) escreve que Moshe era uma reencarnação do terceiro filho de Adão, Seth, e que Sheit era a reencarnação de Hevel (Abel). O mem (מ) do nome de Moisés é a letra inicial de Moshe (משה), o Shin (ש) é a inicial de Shet e o Hê (ה) é a inicial de Hevel (Abel).
משה
Rabi Shimon Bar Yochai e Rabbi Yitzchak Luria foram um גלגול (reencarnação) de Moshe.

"E foi-se um da casa de Levi e tomou uma filha de Levi (Shemót, péreq 2, passuq 1º)”. O rabino Chaim Vital levanta aqui uma questão. Quando Amram tomou a Yocheved como sua esposa, ela é chamada de "filha (hebraico Bat)", implicando que ela ainda era muito jovem. No entanto, no versículo seguinte, ela é imediatamente chamada de "mulher" como esta escrito: "E a mulher concebeu". Como é que em apenas um momento Yocheved foi transformada de uma filha (uma jovem) em uma mulher madura? O rabino Chaim nos fornece a revelação desta questão citando a Gemara (Sotah 12) que afirma que realmente Yocheved tinha 130 anos, quando ela se tornou novamente como uma menina muito jovem (filha). O segredo por trás disso é que Yocheved era a reencarnação de Eva (Chava), a esposa de Adão. Assim como Adão esteve separado de Eva por 130 anos (uma consequencia do pecado dele), até que Seth nasceu, conforme o relato da Torah: “E viveu Adão 130 anos, e gerou à sua semelhança, conforme à sua imagem (um filho), e chamou seu nome Shet (Bereshit péreq 5, passuq 3º)”. O mistério é que, assim como Adão, Eva (Chava) tinha 130 quando concebeu Shet. Assim Yocheved, a reencarnação de Eva não podia dar à luz a Moshe Rabeinu, a reencarnação de Seth, até que ela completasse 130 anos, e é por isso que ela é chamada “filha (Bat), pois foi nesse momento que a alma de Eva encarnou dentro dela através do processo de “Ibur”. Logo depois, ela é chamada imediatamente de "mulher", porque a alma de Eva encarnou junto à alma dela.

"...e chamou seu nome Moshê (Moisés), e disse: Porque das águas o tirei (hebraico m'shiti'hu)”. 


Moshe emanou de Da'at de zeir anpin (a pequena face) que inclui em si mesma o ChaGaT (os sefirot de Chesed, Geburah e Tiferet) de zeir anpin. Desses sairam Chabad (os sefirot de Chochmá , Da'at e Binah). As letras do nome de Moshe escondem o segredo dos três sefirot de ChaGaT: O Mem é Chesed, o Shin é Tiferet e Hê é Gevurah. Sua ordem normal, entretanto, deve ser Mahash: Mem é chesed, o Hê é gevurah e o Shin é Tiferet. Este união forma um dos 72 Nomes que sairam das três palavras iniciais “Vayisa, Vayavo e Vayet de Shemót péreq 14, passuqim 19-21, que é o nome de ChaGaT. Assim, teria sido apropriado chamar Moshe de "Mahash", e não Moshe. No entanto, o versículo diz "e chamou-o de água (m'shiti'hu)". As letras no versículo estão na ordem Mem, Shin, Hê. Assim, Moshe é chamado Moshe e não Mahash. No entanto, a ordem das letras em seu nome exprime a importância das interações sefiróticas. O atributo de Chesed (misericórdia), que corresponde ao elemento água tem precedência. Se, no entanto, a letra Hê fosse a segunda, ou a letra do meio do nome de Moshe, em seguida, a Sefirat Gevurah relativa a esta letra seria a coluna central. Todas as coisas, portanto, teriam que ser equilibradas e julgadas por suas normas severas, uma vez que Gevurá estaria no lugar de Tiféret.

HaShem em Sua benevolente misericórdia, colocou a letra Shin no meio, tanto no sefirot acima e no nome de Moshe abaixo, para que o atributo de Tiféret pudesse dispensar a justiça e graça ao invés da severidade. Assim, a coluna central estaria propícia a se inclinar para a direita, para o lado da misericórdia. Desta forma, podemos estar diante de D´us, nosso bendito Criador, sabendo que a Sua graça perdoará os nossos pecados e nos permitirá estar diante d´Ele. Isto não teria sido assim se Gevurah estive na coluna central. Pois então, se faltasse mérito nós iríamos encontrar apenas a punição. Agora, devido à sua benevolente misericórdia, temos esperança.





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Deepak Veda - Instrutor e compartilhador sobre a Sabedoria Espiritual. Sênior criptólogo especialista em Criptologia Divina. É escritor e autor de 14 obras, incluindo "Shem ha'Meforash - Os 72 Nomes De D'us" e "Guilgulim - O Portal Das Reencarnações".

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