GRUPO EDITORIAL QUILHA

GRUPO EDITORIAL QUILHA
ARGONAVIS EDITORA: NAVEGANDO O INFINITO - Nossos livros estão à venda pela Argonavis. Clique na Logomarca acima.

O PLATÔ DE ORION

O PLATÔ DE ORION
FICÇÃO QABALISTA DE BËN MÄHREN QADËSH

EU QUERO ACREDITAR

EU QUERO ACREDITAR
CRIPTO-EVIDÊNCIAS DA PRESENÇA ALIENÍGENA NO PASSADO DA HUMANIDADE

Os Verdadeiros Anunnki

Os Verdadeiros Anunnki
A verdade jamais revelada sobre os Anunnaki

Novo Livro

Novo Livro
Duna - O Adormecido Deve Despertar

Os Ecos De Enoch

Os Ecos De Enoch
Página dedicada à criação online da Obra "Os Ecos De Enoch"

PROGRAMA "OS ARQUIVOS X"

PROGRAMA "OS ARQUIVOS X"
Apresentado entre agosto e novembro de 2015. Clique na imagem!

Faça Uma Tzedaká (Doação)

Faça Uma Tzedaká (Doação)
O Segredo Da Doação

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

COMO SALVAR A HUMANIDADE

 

וְאָמַר רַבִּי יִצְחָק: אַרְבָּעָה דְּבָרִים מְקָרְעִין גְּזַר דִּינוֹ שֶׁל אָדָם, אֵלּוּ הֵן: צְדָקָה, צְעָקָה, שִׁינּוּי הַשֵּׁם, וְשִׁינּוּי מַעֲשֶׂה. צְדָקָה, דִּכְתִיב: ״וּצְדָקָה תַּצִּיל מִמָּוֶת״. צְעָקָה, דִּכְתִיב: ״וַיִּצְעֲקוּ אֶל ה׳ בַּצַּר לָהֶם וּמִמְּצוּקוֹתֵיהֶם יוֹצִיאֵם״. שִׁינּוּי הַשֵּׁם, דִּכְתִיב: ״שָׂרַי אִשְׁתְּךָ לֹא תִקְרָא אֶת שְׁמָהּ שָׂרָי כִּי שָׂרָה שְׁמָהּ״, וּכְתִיב: ״וּבֵרַכְתִּי אוֹתָהּ וְגַם נָתַתִּי מִמֶּנָּה לְךָ בֵּן״. שִׁינּוּי מַעֲשֶׂה, דִּכְתִיב: ״וַיַּרְא הָאֱלֹהִים אֶת מַעֲשֵׂיהֶם״, וּכְתִיב: ״וַיִּנָּחֶם הָאֱלֹהִים עַל הָרָעָה אֲשֶׁר דִּבֶּר לַעֲשׂוֹת לָהֶם וְלֹא עָשָׂה״

E o rabino Yitzḥak disse: A sentença de uma pessoa é rasgada por conta de quatro tipos de ações. São eles: Fazer justiça social, clamar em oração, mudar de nome e mudar de ação. Uma alusão pode ser encontrada nas Escrituras para todos eles: Dar caridade, como está escrito: "E a caridade livra da morte" (Provérbios 10:2); clamando em oração, como está escrito: "Então clamam ao Senhor em suas tribulações, e D'us os tira de suas aflições" (Salmos 107:28); uma mudança de nome, como está escrito: "Quanto a Sarai, tua mulher, não chamarás o seu nome Sarai, mas Sara será o seu nome" (Gênesis 17:15), e está escrito lá: "E eu a abençoarei, e dela também te darei um filho" (Gênesis 17:16); uma mudança das próprias obras para melhor, como está escrito: "E D'us viu as suas obras" (Jonas 3:10), e está escrito lá: "E D'us arrependeu-se do mal, que D'us havia dito que D'us lhes faria, e D'us não o fez" (Jonas 3:10).



FAZER JUSTIÇA SOCIAL
A tzedaqá é uma poderosa ferramenta para eliminar os julgamentos que tenham sido decretados sobre uma pessoa. É o segredo do passuq "u'tzedaqáh tatzil mimavét (וּצְדָקָה, תַּצִּיל מִמָּוֶת) - e a tzedaqáh salva da morte (Mishley 10:2)." A gematria Ofanim deste passuq é igual a 613 o que nos revela que, ao fazer justiça social a pessoa realiza toda a Toráh.

CLAMAR EM ORAÇÃO

Um elemento chave do seu relacionamento com o Criador é “servir a Ele de todo o coração”.1 A palavra servir em hebraico é avodah, que encerra o sentido de trabalho laborioso. Mas que tipo de trabalho pode servir a D'us? A clássica resposta judaica é que tefilá é isto: um trabalho para despertar o amor oculto dentro do coração até ser atingido um estado de união íntima com o divino. É por isso que a tradução comum – prece – é bastante imprecisa. A prece implica duas entidades distintas, uma inferior fazendo um pedido à superior. Há uma outra palavra hebraica para isto: bakashá. Similarmente, adoração tem uma palavra: shevach. A tefilá inclui esses dois elementos, mas não é nenhum deles. Em vez disso, comunhão pode ser uma palavra melhor – definida como uma junção de mente e espírito. Apesar disso, como nenhuma dessas transmite o sabor de “tefilá” para o judeu praticante, a preferência comum é adotar o original. Como alternativa, usa-se daven, um termo yidish relacionada ao mesmo radical latino que a palavra divino. Com frequência, usamos o particípio presente: davening.

Tefilá não é gritar o mais alto possível para se fazer ouvir pelo Divino e não é isso que vai fazer o divino nos ouvir, e o conhecimento que fará isso por nós. É preciso saber fazer uma tefilá e, acima de tudo, saber rezar em hebraico. Para isto nós temos os sidurim (livros de preces) que contém orações específicas e para casa ocasião. Por exemplo, nos sidurim nós temos as Amidót, que são um conjunto de dezoito preces e cada uma terminando com a invocação do Shem Qadosh (Nome Divino). O segredo é que, o Nome Santo possui quatro letras e que multiplicadas por dezoito resultam em setenta e dois, nos dando conexão o Shem Ha'Meforash (Nome Brilhante de Fogo).

São três amidot, sendo shacharit (manhã), minchá (tarde) e arvit (noite). A amidá da manhã nos dá conexão com a Luz da Bondade que é chessed na Etz ha'Chaim e nos ajuda a atrair centelhas da alma de Avraham Avinu. Shacharit também nos dá conexão com Michael Sar Ha'Malachim. Minchá, como o próprio nome diz, nos ajuda a apaziguar os julgamentos que começam a dominar o mundo do meio-dia até ao pôr-dol-sol. Minchá a apazigua as guevurot e acalma o  anjo dos julgamentos que é Gavriel. Arvit nos conecta com o Pilar Central e com a luz da justiça e ao Anjo Refael.

Os Tehilim (Salmos) também são uma poderosa ferramenta para nos ajudar a alcançar o Divino e realizar muitos milagres. Um exemplo é o Tehilim 23 que nos ajuda a recuperar nossas centelhas de almas. O Tehilim 93 também nos dá essa oportunidade.

MUDANÇA DE NOME

O Zohar nós aprendemos como Abraão reparou os pecados de Adão e Terá seu pai, e como ele fez para com D´us e para a com Shechiná (Presença Divina) reger sobre o mundo inteiro. A seção conta de como o Adão foi reencarnado e como as transgressões dele foram destruídas. Por Abraão, Isaac e Jacó, Adão obteve uma mudança de nome, uma mudança de lugar e uma mudança de ação e através disto a reparação dos pecados que ele cometeu. O Zohar diz: “O pecado de Adão foi contra”. “E Hashem Elohim comandou... (Gênesis 2:16)”. Nós explicamos que aquele "comando” se refere à idolatria. Considerando que ele pecou cometendo idolatria, Ele o formou, quer dizer que ele causou para si encarnar através de uma gota (sêmen) de Terah pelo qual ele envergonhou (Heb. ratach) a D´us, isto é, enfureceu o Santo, santificado seja Ele, transgredindo assim em idolatria, desde que Teráh era idolatra e fabricante de ídolos, e de uma gota do seu sêmen veio Abraão, que foi a encarnação do primeiro homem, Adão. Abraão fez Tiqun (correção) e quebrou as imagens de ídolos que seu pai fazia e todos os alimentos que colocavam diante deles. Ele reparou os pecados de Adão, e destruiu o pecado e o edifício mau que ele construiu, isto é, o edifício das Qlipot (cascas negativas) de Adão, construído pelo pecado dele. E ele fez o Santo, santificado seja Ele, e a Shechiná (Presença Divina), reger sobre o mundo inteiro”. Adão cometeu três pecados: 1) idolatria 2) derramamento de sangue (Assassinato) 3) incesto.

MUDANÇA DE LUGAR

A segunda reparação do pecado de adão de assassínio ocorreu no que a Toráh chamou de “Akedat Yitzchak”. O termo “akedat” significa “O Atamento de”, e conforme está escrito: “Toma teu filho Yitzchak e vai-te a terra de Moriáh (o monte do Templo)”. 

MUDANÇA DE AÇÃO 

A terceira reparação do pecado de adão de incesto ocorreu quando Yaakov (Jacó) casou-se com duas irmãs “Lea e Rivka”. Está escrito: “E tomou Rivka as melhores vestimentas de Esav (Esaú) e vestiu Yaakov”. Quando Yaakov vestiu estas roupas elas se impregnaram do aroma do Jardim do Éden, conforme está escrito: “E Yitzchak chegou-se e beijou-o, e então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse: “Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo (Jardim do Éden) que o Eterno abençoou””. Após isto ele partiu e foi para terra de Labão e lá casou-se com as duas irmãs. Assim compreendemos que Adão reencarnou em Yitzchak, conforme o segredo esotérico do verso: “E Abraão deu tudo o que tinha a Yitzchak”. Agora Yitzchak precisava reparar o terceiro pecado de adão, e esta incumbência ele deu a seu filho Yaakov, que primeiro precisava ser purificado para depois retificar este pecado. Assim, Yitzchak o purificou no nível chamado de hashuká (beijar) e por isto é dito que ele beijou Yaakov. Ao beijá-lo, Adão reencarnou uma ultima vez, agora em Yaakov para reparar o pecado de incesto. Estes três tikunim estão intimamente ligados com as três sefirot de chessed, guevurá e Tiféret que são as “Carruagens” dos três patriarcas Abraão (chessed), Yitzchak (guevurá) e Yaakov (Tiféret). Quando adão pecou, ele causou a queda de toda a humanidade, pois todas as almas que desceriam ao mundo eram partes da alma de adão. Adão significa “humanidade”. Através do pecado de adão, toda a humanidade foi amaldiçoada nestes três níveis de idolatria, assassínio e incesto. E é então, o trabalho de toda a humanidade retificar estes três pecados.

O GRANDE SEGREDO


IBÜR

רְפָאֵנוּ ה' וְנֵרָפֵא, הוֹשִׁיעֵנוּ וְנִוָּשֵׁעָה, כִּי תְהִלָּתֵנוּ אָתָּה, וְהַעֲלֵה אֲרוּכָה וּמַרְפֵּא לְכָל-תַּחֲלוּאֵינוּ וּלְכָל-מַכְאוֹבֵינוּ וּלְכָל-מַכּוֹתֵינוּ. כִּי אֵל רוֹפֵא נֶאֱמָן וְרַחֲמָן אָתָּה. בָּרוּךְ אַתָּה ה', רוֹפֵא חוֹלֵי עַמּוֹ יִשְׂרָאֵל.

Autor
Bën Mähren Qadësh



O Artesão Da Luz