O Zôhar afirma que Moshê (Moisés) ocultou-se do mundo numa Shabat e para os não iniciados poderá "soar" que nosso Mestre Moisés tenha deixado o mundo no entardecer duma sexta-feira qualquer, mas não é assim.
De acordo com o luach dos Hilul'Ot dos Tsadiqim, nosso Mestre Moisés nasceu no dia sétimo de Chodesh Adar, o mês em que Moed Purim está fixado, e deixou o mundo em outro sétimo dia de Chodesh Adar 120 anos depois e o Zôhar revela que isto foi uma Shabat. O nascimento de Moisés deu-se no ano hebreu de 2368 e o seu ocultamento no ano hebreu de 2488. A Toráh foi outorgada no ano hebreu de 2448. No calendário greco-romano Moisés nasceu então no ano 1393 antes de Cristo e ocultou-se no ano 1273, no dia 23 de Fevereiro, num domingo que foi considerado pelo Zôhar como sendo uma Shabath e não porque era uma sexta-feira e sim porque foi o sétimo dia do mês hebreu.
As evidências de que não foi uma sexta-feira greco-romana (mesmo porque isto nem existia naquela época) por ser visualizadas nas imagens.
Em outro ponto está revelado pelo Dere'k Nistar, a tradição dos Mistérios através do Santo Zôhar, que o Rei David nasceu numa Shabat (Shavu'Ot) e por isto teve também que deixar o mundo numa Shabat (Shavu'Ot) 70 anos depois. O nascimento de David ha'melech (O Rei David) deu-se no ano hebreu de 2854 no dia 6 de Sivan que correspondeu ao dia 25 de Maio de 907 antes de Cristo, uma Quarta-Feira e ocultou-se no mesmo dia 6 de Sivan de 2924, isto foi Segunda-Feira, 30 de Maio de 837 antes de Cristo, ambos nascimento e ocultamento foram numa Shabat.
Portanto, a shavuá (semana) estabelecida pela Torah não é a semana estabelecida pela religião e a Shabat não é às sextas-feiras.
A Torah diz:
"Lembra-te do sétimo dia para o santificar...".
זָכוֹר אֶת-יוֹם הַשַּׁבָּת, לְקַדְּשׁוֹ.
Por que o sétimo dia é tão importante? Porque está atado ao sétimo nível de consciência, ao sétimo céu e o Sagrado só se encontra no sétimo pavimento, que é o Pavimento de Safira (Livinat ha'Saphir) no Sétimo Heichal (Palácio Celestial). Isto significa que todos os véus da consciência ilusória devem ser atravessados para se chegar ao sétimo nível, o sétimo dia.
Dentro do passuq mencionado acima há um código nas rashei teivot (letras iniciais) onde lemos "Para ela o Zayin (sétimo)."
A consciência Israel (os aspectos negativos em nós que foram corrigidos e elevados) é dominada pela Lua, enquando a consciência das nações (os aspectos negativos não corrigidos) é dominado pelo sol.
Assim, no 7°, 14°, 21° e 28° dias do mês lunar são shabat'Ot (plural de Shabat) caindo ou não na sexta-feira. Logo, deve-se compreender que a Shabat é consciência e assim para o mequbal (místico hebreu/qabalista) todos os dias são Shabat.
Por que então, o judaísmo aceitou a corrupção? Desconfio que a resposta seja dinheiro, o capitalismo.
Bem, temos que trabalhar para corrigir isto, o que é muito difícil, pois tudo no mundo (alma) esta sob o domínio do lado da corrupção, exceto Israel (a consciência corrigida, elevada e desperta). Que o Sagrado, bendito seja Ele, nos ajude. Artesão Artesão da Luz