Quando o Zohar diz "Afastai-vos do homem "irado"" este é o segredo do "Ruach (o espírito)" que na Árvore das Vidas é o plano de Yetzirá (o mundo da formação) no qual estão atadas as três principais "middot (emoções)" que são: Serenidade, raiva e equilíbrio.
No código do Tanach, dentro do capítulo no qual este segredo sobre a ira se encontra, eu descobri, codificado, o nome BANNER e conectado a ele o verso já aqui citado.
"Então ele deve deixar o mundo continuar pensando que ele também está morto, até que ele possa encontrar uma maneira de controlar o espírito furioso que habita dentro dele."
וְעֶרְיָין כָּלְהוֹ אִתְכַּסְיָין בַּחֲשׁוֹכָא, בְּדַם אוּכְמָא דִטְחוֹל, מָאן דַּעֲבַר עַל שְׁפִיכַת דְּמָא וְע"ז וְג"ע, גַּלְיָא נִשְׁמְתֵיהּ, בְּכָבֵד מָרָה טְחוֹל, וְדַיְינִין לֵיהּ בַּגֵּיהִנֹּם, וּתְלַת מְמַנָּן עֲלַיְיהוּ, מַשְׁחִית אַף וְחֵימָה.
“E Hashem Elohim ordenou..." (Bereshit 2:16).
este verso alude à proibição de adorar ídolos, que está incluído na Árvore do Conhecimento
do Bem e do Mal, pois foi dito que a palavra “ordenar (tzav)” é apenas
idolatria, de onde, referindo-se ao árvore do conhecimento do bem e do mal,
outros elohim se originam. há três transgressões relativas à Árvore do Conhecimento,
que são a adoração de ídolos, o incesto e o derramamento de sangue, e isto,
nomeadamente a Qlipá da idolatria, habita no fígado (kaved) cujo nome hebraico
significa literalmente “pesado” portanto, “que mais trabalho seja colocado
(lit. 'pesado')” (shemot 5:9) de adoração de ídolos. Por causa da idolatria, o
fígado fica com raiva e, então, o fígado se torna moradia para a qlipá de
adoração de ídolos. foi dito que aqueles que cometem incesto se escondem no
escuro, como está escrito: “também o olho do adulterador espera o crepúsculo,
dizendo: nenhum olho me verá... (Iyov 24:15).” esta é uma alusão ao sangue negro
do baço, onde reside a qlipá do incesto, pois o sangue negro é semelhante à
escuridão. A alma de quem comete derramamento de sangue, idolatria ou incesto
deve reencarnar dentro das três formas de qlipá: o fígado, a bilis e o baço. E
é sentenciado no Gehinom por três governantes malignos chamados o destruidor, a
ira e a fúria.”
Zôhar Bereshit A 267-268
A Segunda-Feira, A Ira E O Fogo Do Inferno
"E
Elohim disse: “haja um firmamento no meio das águas (Beresheet 1:6)”. Esta
frase alude a uma reforma detalhada da separação das águas superiores das
inferiores de acordo com o segredo da esquerda. Aqui, ocorreu a disputa pelo
segredo da esquerda. Até aqui, é uma alusão ao primeiro dia, faz-se referência
à direita (Chessed). Mas no segundo dia, a referência é ao segredo do governo
da esquerda. por causa disso, uma grande disputa eclodiu no segundo dia entre
os dois lados. A esquerda queria cancelar totalmente o poder governante da
direita, enquanto a direita queria cancelar totalmente o poder governante da
esquerda. O correto, que é o segredo de Chessed (Bondade/Misericórdia) e do
primeiro dia, é a perfeição de tudo. por isso, tudo foi escrito à direita no
primeiro dia (Iom Rishon)[1].
Isso significa que todos os sete dias, que são os sete sefirot, emergem dele e
são inscritos nele, porque toda perfeição depende do lado direito. Quando o
domínio da esquerda foi despertado, sua disputa com a direita começou e o fogo
da raiva nessa disputa tornou-se feroz. A partir desta disputa, o Gehinom[2]
foi criado. então o Gehinom foi despertado, e criado pela esquerda, e aderido a
ela, o que significa que quem quiser fortalecer a esquerda cairá no Gehinom,
que se origina dela (esquerda).
Zôhar Bereshit A 44
[1] Aqui, não é
uma referência ao domingo do calendário romano, mas aos dias superiores que são
as Sefirot da Árvore das Vidas.
[2]
Inferno