Claro, você já deve ter ouvindo um nordestino irado expressar o famoso jargão brasileiro-nordestino "AFF!". Compreendeu agora?
" - Você sabe o que mais me assusta? Quando isso acontece, quando isto vem e me domina ... e eu perco totalmente o controle, eu gosto."
וְעֶרְיָין כָּלְהוֹ אִתְכַּסְיָין בַּחֲשׁוֹכָא, בְּדַם אוּכְמָא דִטְחוֹל, מָאן דַּעֲבַר עַל שְׁפִיכַת דְּמָא וְע"ז וְג"ע, גַּלְיָא נִשְׁמְתֵיהּ, בְּכָבֵד מָרָה טְחוֹל, וְדַיְינִין לֵיהּ בַּגֵּיהִנֹּם, וּתְלַת מְמַנָּן עֲלַיְיהוּ, מַשְׁחִית אַף וְחֵימָה.
“E Hashem Elohim ordenou..." (Bereshit 2:16).
este verso alude à proibição de adorar ídolos, que está incluído na Árvore do Conhecimento
do Bem e do Mal, pois foi dito que a palavra “ordenar (tzav)” é apenas
idolatria, de onde, referindo-se ao árvore do conhecimento do bem e do mal,
outros elohim se originam. há três transgressões relativas à Árvore do Conhecimento,
que são a adoração de ídolos, o incesto e o derramamento de sangue, e isto,
nomeadamente a Qlipá da idolatria, habita no fígado (kaved) cujo nome hebraico
significa literalmente “pesado” portanto, “que mais trabalho seja colocado
(lit. 'pesado')” (shemot 5:9) de adoração de ídolos. Por causa da idolatria, o
fígado fica com raiva e, então, o fígado se torna moradia para a qlipá de
adoração de ídolos. foi dito que aqueles que cometem incesto se escondem no
escuro, como está escrito: “também o olho do adulterador espera o crepúsculo,
dizendo: nenhum olho me verá... (Iyov 24:15).” esta é uma alusão ao sangue negro
do baço, onde reside a qlipá do incesto, pois o sangue negro é semelhante à
escuridão. A alma de quem comete derramamento de sangue, idolatria ou incesto
deve reencarnar dentro das três formas de qlipá: o fígado, a bilis e o baço. E
é sentenciado no Gehinom por três governantes malignos chamados o destruidor, a
ira e a fúria.”
Zôhar Bereshit A 267-268
A Segunda-Feira, A Ira E O Fogo Do Inferno
"E
Elohim disse: “haja um firmamento no meio das águas (Beresheet 1:6)”. Esta
frase alude a uma reforma detalhada da separação das águas superiores das
inferiores de acordo com o segredo da esquerda. Aqui, ocorreu a disputa pelo
segredo da esquerda. Até aqui, é uma alusão ao primeiro dia, faz-se referência
à direita (Chessed). Mas no segundo dia, a referência é ao segredo do governo
da esquerda. por causa disso, uma grande disputa eclodiu no segundo dia entre
os dois lados. A esquerda queria cancelar totalmente o poder governante da
direita, enquanto a direita queria cancelar totalmente o poder governante da
esquerda. O correto, que é o segredo de Chessed (Bondade/Misericórdia) e do
primeiro dia, é a perfeição de tudo. por isso, tudo foi escrito à direita no
primeiro dia (Iom Rishon).
Isso significa que todos os sete dias, que são os sete sefirot, emergem dele e
são inscritos nele, porque toda perfeição depende do lado direito. Quando o
domínio da esquerda foi despertado, sua disputa com a direita começou e o fogo
da raiva nessa disputa tornou-se feroz. A partir desta disputa, o Gehinom
foi criado. então o Gehinom foi despertado, e criado pela esquerda, e aderido a
ela, o que significa que quem quiser fortalecer a esquerda cairá no Gehinom,
que se origina dela (esquerda).
Zôhar Bereshit A 44
Se deve deixar claro que, o segundo dia aqui não é uma alusão à segunda-feira no calendário romano, mas ao segundo dia superior acima e que é uma manifestação da sefirá Gevurá. Se deve também prestar atenção que este dia é governando por Samael, o demônio e recebe a influência do planeta Ma'adim (Marte) que rege o derreamento de sangue (assassinato).
O inferno foi criado no segundo dia, conforme nos revela o Zõhar Sagrado na mesma porção (Bereshit A) em outro seguimento:
"Este segredo aparece no Livro de Adão. Quando a escuridão foi despertada para assumir o controle, ela emergiu em todo o seu poder e criou Gehenom dentro dela, e GEHENOM se apegou a ela nessa disputa."
Zôhar Bereshit A 51
A titulo de informação, completei este assunto dez anos depois de o haver iniciado em 12 de janeiro de 2012 e sob a influência da trilha sonora da série O Incrível Hulk de 1978.
OS DANOS CAUSADOS PELA IRA EM NOSSAS ALMAS
ENSINAMENTOS DO ARIZAL
Sobre a raiva, o meu mestre (o santo Ari) era extremamente cuidadoso, mais do que outros pecados. Ele dizia “porque outros pecados não fazem com que sua alma seja trocada como a raiva”. E a explicação é que quando uma pessoa se irrita a alma dentro dela a deixa e é substituída por uma alma dos Chitzonim (impurezas, negatividade).
É por este motivo que os nossos sábios disseram “qualquer um que se irrite, perde sua sabedoria”. Mesmo se for um grande sábio ou um grande Chasid (pio). E quem dentre nós é maior que Moshe, e embora ele tenha se irritado por uma mitzvá (sua sabedoria o deixou e ele errou) - Talmud Pesachim 66.
E isto é o que está escrito “ele rasga sua alma (toref nafsho) em sua raiva”. Um homem rasga sua alma e a torna uma impureza, e a mata no momento em que se irrita. E mesmo que uma pessoa faça tikunim (correções) e muitas mitzvot (ações positivas), tudo é perdido dela completamente. Pois sua alma é perdida e outra toma o seu lugar. E a pessoa deve voltar e corrigir desde o princípio. E do mesmo modo para todas as vezes que ele se irritar.
Através disso nós percebemos que uma pessoa irritável não tem solução… E ela não pode atingir qualquer hasagá (realização espiritual). Pois os outros pecados não rasgam e arrancam a alma, eles só a danificam. E através de algum Tikun Yichud (correção) por aquele pecado, ela pode remover o dano. Mas uma pessoa irritável precisa de muitos tikunim (correções) e kavanot (meditações) para retornar e trazê-la de volta após ter sido rasgada. Portanto a pessoa deve ter muito cuidado em não se irritar nem mesmo por uma mitzvá“.
Excerto Do Sha'ar Ha'Pessuqim
Rabbi Chaim Vital
Concedendo Autoridade Ao Outra Lado
"Venha e aprenda: não se deve jogar os objetos de sua casa ou qualquer outra coisa durante o momento da sua raiva e assim entregá-los ao Outro Lado (oposto à santidade). Não se deve fazer isso porque muitos litigantes e perseguidores esperam receber esse objeto (porque ao lançar e quebrar objetos, se concede, ao Outro Lado, permissão para vir e se apegar aquela alma). A partir desse momento, nenhuma bênção habita nela (na pessoa), porque ela passa a pertencer ao Outro Lado. Isto é ainda pior para quem voluntariamente convoca aquele bem supremo, ISSO É, SUA IMAGEM, para outro e para o Outro Lado. Já que ele convoca SUA IMAGEM, ele é dele (significando que ele entregou sua alma para o lado negativo que está sob o domínio de Adam Belial)."
Zôhar Tazrya
SHA'AR RUACH HA'QODESH
(...)
Também, a qualidade da ira: além de impedir completamente a percepção, como encontramos no versículo “E Moshê se indignou contra Elazar e Itamar” (Vayikrá 10:16), sobre o qual disseram os sábios: todo aquele que se ira, se for profeta, sua profecia se retira dele. Porém, há ainda um mal maior neste assunto, como explicaremos.
Pois meu mestre, de abençoada memória, era muito rigoroso quanto à ira, mais do que com relação a todas as outras transgressões — mesmo quando alguém se ira por causa de uma mitsvá, como no caso de Moshê, mencionado acima. E dava a seguinte razão: todas as outras transgressões mancham apenas um membro da alma, mas a medida da ira mancha a alma inteira e a substitui completamente.
O assunto é este: quando o homem se ira, a alma sagrada se afasta dele por completo, e em seu lugar entra uma alma do lado da Qlipá. Este é o sentido do versículo: “O que se ira, despedaça sua alma em sua fúria” (Iyov 18:4) — pois de fato despedaça sua alma sagrada, torna-a despedaçada (terefah) e a mata no momento de sua fúria e ira. Como está explicado no Zôhar, parashat Tetzavê (182b), onde é muito enfatizado o assunto da ira, a ponto de dizer que quem fala com alguém irado é como se falasse com a própria idolatria.
E mesmo que o homem faça reparações para sua alma e arrependimento elevado por todos os seus pecados, e muitas e grandes mitsvot, tudo se perde completamente dele. Pois aquela alma sagrada que havia feito todas as boas ações foi trocada por uma impura e se foi, e no lugar dela ficou uma serva impura que herdou a sua senhora. Assim, precisa ele voltar outra vez a reparar todas as primeiras correções que havia feito. E assim é a cada vez que se ira.
Portanto, o homem iracundo não tem reparo algum, pois sempre é como o cão que volta ao seu vômito. Além disso, causa ainda outro grande dano a si mesmo: se, por exemplo, fizer alguma mitsvá grande, pela qual uma alma sagrada de algum justo antigo venha a se impregnar nele no segredo do ibur para ajudá-lo, como é sabido — agora, através da ira, também esta se afasta. E este é também o sentido do versículo: “Despedaçou minha alma em sua fúria”.
Assim, aquele que é iracundo não pode, enquanto tiver esta medida, alcançar nenhuma percepção, mesmo que seja justo em todos os demais caminhos, porque constrói e destrói tudo o que construiu sempre que se ira.
As outras transgressões não despedaçam nem arrancam a alma por completo, mas ela permanece ligada à pessoa, apenas manchada no aspecto da transgressão cometida. E, quando este reparo é feito, ela é completamente restaurada. Mas a ira requer muitos reparos e preparações para trazer de volta a sua alma que foi despedaçada. E às vezes, dependendo do nível e da realidade daquela ira, não há reparo algum, como mencionado no Zôhar, parashat Tetzavê.
E não apenas isso, mas até mesmo quando eu ensinava a meu irmão — que viva — e ele não aprendia conforme o meu desejo, eu me irritava com ele. E mesmo sobre este assunto me advertiu e repreendeu muito, muito o meu mestre, de abençoada memória.