Está escrito na Torah "E disse o Yud Hê Vav Hê, não contenderá o meu Espírito com Adão para sempre, porque também ele é carne; e serão os seus dias cento e vinte anos (וַיֹּאמֶר יְהוָה, לֹא-יָדוֹן רוּחִי בָאָדָם לְעֹלָם, בְּשַׁגַּם, הוּא בָשָׂר; וְהָיוּ יָמָיו, מֵאָה וְעֶשְׂרִים שָׁנָה.)." - Torah Bereshit (Gênesis) 6:3
A Torah é claramente um Codex Divino é nela, muitas palavras e termos foram usados e sobre os quais muitas ou na maioria das vezes não encontramos respaldo nos dicionários modernos de hebraico, como foi o caso do que aqui foi traduzido para "porque também..." que no versículo original é "beshagam (בְּשַׁגַּם)" quando deveria ter sido "ki gam (כי גם)".
Como qabalista, perguntei para mim mesmo o que seria "beshagam" e qual o seu segredo? Todas as palavras da Toráh são Roshei Teivos (iniciais) de frases e sentenças maravilhosas e que contém, todas elas, setenta faces luminosas.
Qual o segredo de "beshagam (בְּשַׁגַּם)?" A primeira análise recai sobre a Gematria que resulta em 345 e que é exatamente a numerologia qabalista do nome Moshê (משה) que em português é Moisés e e por isso que à frente se lê "... E serão os seus dias 120 anos...". E o que lemos sobre Moshê?
"Tinha Moisés cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escurecera a vista, nem se lhe fugira o vigor (Deuteronômio, 34)".
A outra análise recai sobre as quatro letras da própria palavra "beshagam (בְּשַׁגַּם)". Foi ontem à noite, logo depois que fiz a recepção e santificação da Shabat ha'Malcá que está palavra veio e se aposentou a mim e me revelou seu mistério divino. E qual é ele? beshagam contém as iniciais de "Be-zeman Shet Gilgul Moshê (ב-זמן שת גלגול משה)" que se traduz "Em tempo, Set reencarnará em Moisés".
O Zôhar e o Sha'ar ha'Guilgulim apoiam este segredo revelando que Shet que era a reencarnação de Hevel (Abel) em Moisés. Em Sha'ar ha'Guilgulim ainda nos é revelado que Iocheved (Joquebed) tinham 130 anos quando ficou grávida de Moisés, assim como Chava (Éva) tinha 130 anos quando ficou grávida de Shet. Iocheved era uma reencarnação de Eva.
Este é o segredo de "beshagam" pois "beshagam" é Moisés. Além do mais, o Zôhar afirma que Moisés estava destinado a receber a Torah na geração do Mabul (Dilúvio) mas, devido aos pecados daquele geração, a outorga da Toráh foi adiada.
Muitas pessoas se surpreendem quando afirmo que Moisés estava vivo na geração do Dilúvio, mas, eu reafirmo aqui que ele estava. E quem era ele? Ele era Noach (No é). E quanto anos Noé levou para construir a Tevá (Arca)? 120 anos!
A palavra Tevá só foi usada duas únicas vezes em toda a Torah. Uma para a Arca de Noé e outra para o Cesto que salvou Moisés do Nilo. E qual é o significado do nome Moshê? "Retirado das águas." Shabat Shalom!
Autor
Bën Mähren Qadësh
Dipankara Vedas