Devarei Ha'Iamim II - 2:6
"E agora, envia-me um homem sábio..."
וְעַתָּה שְׁלַח-לִי אִישׁ-חָכָם
As letras finais (sofei teivos) de "shelach-li ish chacham" formam o termo Mashiach (Messias). Cada pessoa é desafiada a despertar o messias dentro de si mesma ao invés de, apaticamente ficar esperando por um.
Isso é apoiado pelo comando do Qadosh, baruch hú, a Moshê, nosso mestre, quando lhe ordenou, em parashat Shelach-lechá, que enviassem espias à Terra de Cana'an.
Bamidbar 13:2
"Envia para ti mesmo, homens..."
שְׁלַח-לְךָ אֲנָשִׁים
As letras finais (sofei teivos) de "Shelach-lechá anashim..." constroem o termo "Chacham (Sábio) e, portando, o Sagrado estava comandando Moshê, nosso professor, a despertar em si mesmo os sábios que haviam em sua própria alma. Portando, cada pessoa está desafiada a estudar e despertar em si mesmo a sabedoria.
E depois, o que lemos? "Ish echad, ish echad (um homem, um homem...)". O sábio Ben Ish Chai, nos revelou que este "ish echad, ish echad" se refere à pessoa que foi reencarnada, em sua geração com as duas almas de Mashiach (Ben Iosef e Ben David). A gematria de "Ben Iosef ve'Ben David (בן יוסף ובן דויד)" é igual a 290 que é a mesma de "be'Ibür (בעיבור) - por Ibür" que é aquele tipo de reencarnação que acontece com a pessoa em vida.
Shemot 3:1
"E Moshê apascentava o rebanho de Itrô, seu sogro, Cohen de Madian..."
וּמֹשֶׁה, הָיָה רֹעֶה אֶת-צֹאן יִתְרוֹ חֹתְנוֹ--כֹּהֵן מִדְיָן
As letras iniciais (roshei teivos) em "chotênu Cohen Madian..." formam o hebraico "Chacham (Sábio)." As letras em "Choten (sogro)" são as letras iniciais (roshei teivos) de "Chochmat Torat Nistar (חכמת תורת נסתר) - Sabedoria da Torá Oculta." O que estava fazendo Moshê mesmo? Estudando a Sabedoria oculta da Torá e, então, ele despertou, e por isso está escrito "hayáh roêh (הָיָה רֹעֶה)" que ao ser permutado revela "hayáh ha'ër (היה הער)" que se traduz "despertou" e ao despertar, ele acordou o messias dentro dele mesmo.
Gênesis 45:3
"E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face."
וַיֹּאמֶר יוֹסֵף אֶל-אֶחָיו אֲנִי יוֹסֵף, הַעוֹד אָבִי חָי; וְלֹא-יָכְלוּ אֶחָיו לַעֲנוֹת אֹתוֹ, כִּי נִבְהֲלוּ מִפָּנָיו.
Vilna HaGaon, zs'l, conhecido como "Kol Ha Tor (Voz da Instrução)" disse: "Yosef reconheceu seus irmãos, mas eles não o reconheceram". Este é um dos atributos de Yosef HaTzaddik, zs'l. Não apenas em sua geração, mas em cada geração, Mashiach ben Yosef reconhece seus irmãos mas eles não o reconhecem. Isto é um ato do Satan (a contra inteligência) que esconde atributos Mashiach ben Yosef, de modo que os judeus, infelizmente, não reconhecem seus passos, e nem o reconhecem como Mashiach e ainda fazem chacota dele. Em cada geração Mashiach Ben Yosef se revela para alguns do seus irmãos, mas eles não creem nele. Eles o agridem com palavras e fazem piada dele. Mashiach Ben David não pode aparecer (ser despertado) até Mashiach Ben Yossef seja revelado, assim como foi no antigo Egito quando Moshe Rabenu, zs'l, foi incapaz de tirar os B´nei Israel (Filhos de Israel) do Egito até que o local onde o Aron (Sarcofago) de Yosef HaTzaddik estava fosse revelado, e fosse tirado para fora do Rio Nilo e acompanhasse o Am (Povo) Israel à Geula (redenção)".
A gematria AtBash de "Ani Iosef (אֲנִי יוֹסֵף) - eu sou José..." é igual a 583 que é a gematria Ayak Bakar de Mashiach e a gematria Ne'elam de "Yamot Ha'Mashiach (ימות המשיח) - Era Messiânica."
Portanto, um dos atributos que revelam Mashiach em cada geração e que revelaram a chegada da Era Messiânica é a gematria 583.
Chanoch (Enoque) teve guilgul (reencarnação) em Eliezer (o criado de Abraham) e então foi devolvido no guilgul de Yosef Ha'Tzadiq (José, o justo) e que é sempre devolvido em guilgul no Mashiach ben Yosef (Messias Filho de José). Toda reencarnação de Mashiach ben Yosef é uma reencarnação de Yosef Há’Tzadiq. - Sêfer Gilgulei Ha'Neshamot.
A gematria Albam de Chanoch (חנוך) é igual a 583 que é a mesma gematria AtBash de "ani Yosef (אני יוסף) - eu sou José", a mesma gematria Ayak Bakar de Mashiach, a mesma gematria Ne'elam de Yemot Ha'Mashiach (Era Messiânica) e a mesma de "Derech-Meshichá (דרך-משיחא) - Caminho do Messias."
Nós estamos agora na Era de Aquarius, a Era da Sabedoria. Em hebraico "D'li: Yemot Ha'Chochmáh (דלי: ימות החכמה)" é igual a 583.
O Zôhar nos conta que Mashiach seria revelado na Galiléia. Em hebraico "O redentor de Adonai será revelado na Galiléia (גאל יהוה יתגלה בגליל)" possui gematria igual a 583. A Galiléia não é um lugar físico, mas, a terra da revelação dos mistérios da Torá Sagrada, dos segredos dos céus. O Zôhar diz também, que uma estrela seria enviada para despertar a Era Messiânica. Em hebraico "Shavit Ha'Zohar: Redenção (שביט הזהר: גאולה)" possui gematria igual a 583.
583
Autor
Bën Mähren Qadësh
Misha'Ël Ha'Levi