Assim que o dia do shabath (Zeir Anpin) é santificado, enfraquece o poder do mal e ele se retira escondendo-se durante toda a noite e o dia da Shabat, com exceção do ASIMON e o seu grupo, que permanecem para espiar as relações indecentes e depois se escondem nas cavernas do grande abismo. Assim que termina o Shabat, os inúmeros exércitos e suas hostes começam a voar e a vagar de um lugar para outro no mundo, tentando evitar que seja instituída a recitação do hino contra calamidades (Salmo 91), ou seja, para destruir seu poder sobre o povo santo (am-qadosh).
Quando depois de tentar obter o domínio sobre eles, e vêem que o povo santo está envolvido em orações, hinos e recitação da "separação (Havdalah)” durante a oração e, em seguida, no copo (recitação da 4º benção), eles então voam e começam a vagar até chegar ao deserto. Que o Misericordioso nos salve do poder do mal! Umen.
Nossos Mestres, de saudosas memórias, nos ensinaram: Existem três tipos de pessoas que trazem o mal sobre si mesmas:
Uma delas é a pessoa que pronuncia uma maldição sobre si mesma. A segunda é a que joga fora pedaços de pão do tamanho de uma azeitona, e a terceira é a pessoa que acende sua vela no fim do Shabat, antes da congregação tem chegado a recitação de santificação (benção Hamavdil) no final do serviço da separação.
A Havdalá (oração de separação) que é realizada no final do Shabat
tem o propósito de separar aqueles poderes que são dominantes durante os dias
da semana da santidade que é dominante durante o Shabat. com o final do Shabat,
um aspecto do gehenom aparece. É o Ayin-Há’ra (mau-olhado) que deseja governar
o mundo, assim como os filhos de yisrael recitam: “e faça prosperar, a obra de
nossas mãos (tehilim 90:17).” ele emerge daquele grau do outro lado (sitra
achará), que é chamado de esquerda (guevurá), e deseja se misturar com a
semente de Yisrael ao tomar o controle da sagrada aliança (Brit-Milá) e ter
poder para punir Yisrael.
Enquanto os filhos de Yisrael realizam uma ação, um
preceito, usando a murta (especiaria aromática) e o vinho e recitando a Havdalá
(4ª bênção), o outro lado se afasta deles. Esse lado é derrubado e entra em seu
lugar no Sheol, no lugar onde Korá e sua companhia estão, como está escrito:
“eles, e tudo o que lhes pertencia, desceram vivos ao Sheol (bemidbar 16:33).” Isso
significa que, korá e sua companhia não desceram ao Gehenom até que Yisrael se
separou deles, como está escrito: “separem-se desta congregação (ibid. 21).” Também
aqui, o outro lado não vai ao Gehenom no final do Shabbat até que Yisrael realize
a Havdalah.
Portanto a separação (heb. havdalá) ocorre sempre no segundo
dia, que é a coluna esquerda (Guevurá). Isso se refere ao que já foi explicado,
que mesmo a Havdalah no final do shabat pretende separar o outro lado que se
estende da coluna esquerda. Foi no início da disputa, que foi despertada pela
agressividade e raiva da esquerda antes de ser acalmada e adocicada, que o Gehenom
foi criado. Então foram criados todos esses anjos que denunciam diante do Santo,
bendito seja Ele, seu mestre acima, o segredo da coluna central (Tiféret), eles
discordam da sua reconciliação e desviam para a esquerda portanto, o fogo os
queima e eles são consumidos e os outros anjos, todos aqueles que estão
anulados e não têm apoio, são queimados no fogo. Todos eles vêm do poder do
fogo da disputa no início, no segundo dia (da criação). da mesma forma, Korá
caiu no Gehenom e queimou, assim como aqueles anjos que foram queimados no fogo
de Nahar Dinur (rio de fogo).