O Buscador

O Buscador
"Quando olho para os Céus, não estou procurando por um Deus que vive no espaço exterior, estou lendo as estrelas e ouvindo os seus mistérios (Tehilim 19)". Deepak Sankara Veda

Faça Uma Tzedaká (Doação)

Faça Uma Tzedaká (Doação)
O Segredo Da Doação

Boas Vindas

"ברוכים הבאים ממסורת עתיקה העברים במדבר". Bem vindo á Antiga Tradição dos Hebreus do Deserto ao "Zen Hebreu". Este site não representa o judaísmo, nada tem haver com judaísmo e com nenhuma de suas vertentes. Este "sítio" é um lugar onde Sabedoria é compartilhada

domingo, 6 de junho de 2010

O Código Jedi & A Árvore das Vidas



Claramente George Lucas foi inspirado por Duna de Frank Herbert, quanto a isto não há duvida. O mais importante está em perceber a Sabedoria escondida em Star Wars, decodificá-la e aplicá-la na vida diária. Eu amo Star Wars, e até hoje sinto por não ter, em 1977, ido ao cinema assistir o lançamento desta saga maravilhosa. Bem, há muito que uso em minhas aulas de Qabalá, os códigos escondidos na série. Aqui, vou abrir alguns deles, e que se relacionam intimamente com a Etz Ha´Chaiim (A Árvore das Vidas)".

O Termo Jedi

Antes de entrar neste tópico, devo explicar que o termo "Jedi" no hebraico é "ג'דיי" (Gedai) e aqui nós temos uma alusão à Tribo Israelita de "Gad" que se conecta com "Capricórnio" no universo, com a Sefirá (Esfera) de Netzach (imortalidade) na Árvore das Vidas. Se apenas o transliterar-mos para o hebraico, o termo será "Yedai" uma vez que não existe "Jota" na língua hebraica, e este, por sua vez é uma alusão ao termo "Yeda" que significa "Conhecer" e daqui se origina o nome "Yoda" - o sábio velhinho verde - o Mestre dos Cavaleiros Jedi.

"O Zohar nos conta o mistério de uma figura chamada de "O Judeu" ou "O Homem Verde".

Tendo explicado este mistério, claro, parcialmente, dirijo-me ao título deste abençoado tópico "O Código Jedi & A Árvore das Vidas".

O Código Jedi


"There is no emotion, there is peace." - Não existe emoção, existe paz.
(Isto é Tiféret)
"There is no ignorance, there is knowledge." - Não existe ignorância, existe conhecimento.
(Isto é Da´at)
"There is no passion, there is serenity." - Não existe paixão, existe serenidade.
(Isto é Chesséd)
"There is no death, there is the Force." - Não existe morte, existe a Força.
(Isto é Guevurá)

Tiféret é a Sefirá (Esfera) central da Árvore das Vidas, a terceira da segunda tríade e que produz tensão entre "Chessed (Amor/serenidade) e Guevurá (Força/severidade)". Existe um dito na Qabalá que alude a Tiféret: "E no terceiro dia Ele criou a paz". O Terceiro dia é uma alusão a esta esfera que também é chamada de Equilíbrio. No corpo corresponde ao pléxo solar, ao Príncipe Rafa´El e ao patriarca Ya´aqov (Jacó). Está também conectada ao "Pilar Central" que é a Justiça.

Da´at é a Sefirá que se une à Sabedoria (Chochmá) e à Inteligência (Biná) para formar "Chabad (Sabedoria, inteligência e conhecimento) e é a terceira da primeira tríade.

Chesséd é a 4º esfera da Árvore e é o amor, a bondade, a serenidade. Corresponde ao braço direito de D´us que é o Príncipe Mica´El e no corpo ao nosso braço direito. Também é a carruagem (Mercavá) de Abraão. Está também conectada ao Pilar direito que é a bondade.

Guevurá é a 5º esfera da Etz Ha´Chaiim e é a severidade, a força (não "A Força"). Corresponde ao braço esquerdo de D´us que é o Príncipe Gavri´El, ao nosso próprio braço esquerdo e ao período do meio dia até o por do sol.

A Força

"A Força é um rio onde muitos podem beber, e o treino do Jedi não é a única taça que a pode conter."

Estas palavras são ditas por "Luke Skywalker" no universo expandido de Star Wars. O Rio alude à Sefirá de Yesod que é o depósito dos segredos. Alude também ao "Nahar Yarden (O Rio Jordão)" que é o Caminho (Nativ) que liga nosso mundo (Malchut) ao mundo superior (Zeir Anpin) que é chamado de "A Pequena Face de D´us". Mas há um mistério mais profundo, e este mistério é chamado de "Shekiná - A Divina Presença". Assim está escrito: "

וְנָהָר יֹצֵא מֵעֵדֶן, לְהַשְׁקוֹת אֶת-הַגָּן; וּמִשָּׁם, יִפָּרֵד, וְהָיָה, לְאַרְבָּעָה רָאשִׁים

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços (Gênesis 2:10)"
Este Rio aqui dito é a "Divina Presença - A Shekiná Divina" da qual os Jedi (Os Místicos da Cabalá) se alimentam todos os dias. Torna-se claro então que a "Força" é o "Shêfa - o fluxo divino que alimenta todos os mundos".
Há muito que se penetrar neste maravilhoso universo. Por hora, creio ser o bastante para dar aos estudantes, aos leitores e mesmo aos curiosos alguma "Elucidação" dos códigos em Star Wars.

Postagem em destaque

Reencarnação Através Do Beijo

Recebendo A Neshamá De Briá Experiência Pessoal (Artigo Em Construção) "Dá-me os teus lábios e eu te darei a minha alma (n...

Leia também...

O Artesão Da Luz

O Artesão Da Luz
Deepak Veda - Instrutor e compartilhador sobre a Sabedoria Espiritual. Sênior criptólogo especialista em Criptologia Divina. É escritor e autor de 14 obras, incluindo "Shem ha'Meforash - Os 72 Nomes De D'us" e "Guilgulim - O Portal Das Reencarnações".

Advertência

"Todas as palavras postadas aqui tem por finalidade a revelação dos mistérios das escrituras. Por mais duras que algumas vezes possam parecer, elas não tem finalidade de agredir, difamar, caluniar quaisquer pessoas, instituições, religiões ou quaisquer práticas religiosas e seus líderes. É certo que determinadas práticas e seus respectivos lideres precisam sim serem trazidos à luz, mas através da revelação da verdade"

Tradição

"Então, aqueles que são sábios brilharão como o esplendor (Zohar) do firmamento, e aqueles que retornaram à justiça para muitos, serão como as estrelas para sempre (Dani´El Péreq 12, 3º Passuq)".

Aviso

"A Hayk´la Arazuta não possui vínculos ou ligações com quaisquer endidades "judaicas" e nem mesmo com qualquer federação. A Hayk´la Arazuta não é siosnista e não crê no sionismo. Os rabinos da Hayk´la Arazuta não possuem ligação e nem seguem ou servem ao "judaísmo rabínico". A Hayk´la Arazuta avisa que qualquer um que proferir calúnias, difamações, ataques contra a honra da Comunidade, seus lideres e membros, ameaças de quaisquer tipo, os autores serão levados ao Judiciário através de processos cíveis e criminais. Copiar, distorcer e usar pejorativamente assuntos e experiências aqui publicadas, os autores serão processados. A Hayk´la Arazuta d´Madvra é um Orgão da Associação Cabalista Mundial - Gará Kulam Moshav, organização esta devidamente registrada junto ao Governo Federal Brazileiro de acordo com a Lei e possui CNPJ.".