GRUPO EDITORIAL QUILHA

GRUPO EDITORIAL QUILHA
ARGONAVIS EDITORA: NAVEGANDO O INFINITO - Nossos livros estão à venda pela Argonavis. Clique na Logomarca acima.

O PLATÔ DE ORION

O PLATÔ DE ORION
FICÇÃO QABALISTA DE BËN MÄHREN QADËSH

EU QUERO ACREDITAR

EU QUERO ACREDITAR
CRIPTO-EVIDÊNCIAS DA PRESENÇA ALIENÍGENA NO PASSADO DA HUMANIDADE

Os Verdadeiros Anunnki

Os Verdadeiros Anunnki
A verdade jamais revelada sobre os Anunnaki

Novo Livro

Novo Livro
Duna - O Adormecido Deve Despertar

Os Ecos De Enoch

Os Ecos De Enoch
Página dedicada à criação online da Obra "Os Ecos De Enoch"

PROGRAMA "OS ARQUIVOS X"

PROGRAMA "OS ARQUIVOS X"
Apresentado entre agosto e novembro de 2015. Clique na imagem!

Faça Uma Tzedaká (Doação)

Faça Uma Tzedaká (Doação)
O Segredo Da Doação

domingo, 6 de junho de 2010

O Código Jedi & A Árvore das Vidas



Claramente George Lucas foi inspirado por Duna de Frank Herbert, quanto a isto não há duvida. O mais importante está em perceber a Sabedoria escondida em Star Wars, decodificá-la e aplicá-la na vida diária. Eu amo Star Wars, e até hoje sinto por não ter, em 1977, ido ao cinema assistir o lançamento desta saga maravilhosa. Bem, há muito que uso em minhas aulas de Qabalá, os códigos escondidos na série. Aqui, vou abrir alguns deles, e que se relacionam intimamente com a Etz Ha´Chaiim (A Árvore das Vidas)".

O Termo Jedi

Antes de entrar neste tópico, devo explicar que o termo "Jedi" no hebraico é "ג'דיי" (Gedai) e aqui nós temos uma alusão à Tribo Israelita de "Gad" que se conecta com "Capricórnio" no universo, com a Sefirá (Esfera) de Netzach (imortalidade) na Árvore das Vidas. Se apenas o transliterar-mos para o hebraico, o termo será "Yedai" uma vez que não existe "Jota" na língua hebraica, e este, por sua vez é uma alusão ao termo "Yeda" que significa "Conhecer" e daqui se origina o nome "Yoda" - o sábio velhinho verde - o Mestre dos Cavaleiros Jedi.

"O Zohar nos conta o mistério de uma figura chamada de "O Judeu" ou "O Homem Verde".

Tendo explicado este mistério, claro, parcialmente, dirijo-me ao título deste abençoado tópico "O Código Jedi & A Árvore das Vidas".

O Código Jedi


"There is no emotion, there is peace." - Não existe emoção, existe paz.
(Isto é Tiféret)
"There is no ignorance, there is knowledge." - Não existe ignorância, existe conhecimento.
(Isto é Da´at)
"There is no passion, there is serenity." - Não existe paixão, existe serenidade.
(Isto é Chesséd)
"There is no death, there is the Force." - Não existe morte, existe a Força.
(Isto é Guevurá)

Tiféret é a Sefirá (Esfera) central da Árvore das Vidas, a terceira da segunda tríade e que produz tensão entre "Chessed (Amor/serenidade) e Guevurá (Força/severidade)". Existe um dito na Qabalá que alude a Tiféret: "E no terceiro dia Ele criou a paz". O Terceiro dia é uma alusão a esta esfera que também é chamada de Equilíbrio. No corpo corresponde ao pléxo solar, ao Príncipe Rafa´El e ao patriarca Ya´aqov (Jacó). Está também conectada ao "Pilar Central" que é a Justiça.

Da´at é a Sefirá que se une à Sabedoria (Chochmá) e à Inteligência (Biná) para formar "Chabad (Sabedoria, inteligência e conhecimento) e é a terceira da primeira tríade.

Chesséd é a 4º esfera da Árvore e é o amor, a bondade, a serenidade. Corresponde ao braço direito de D´us que é o Príncipe Mica´El e no corpo ao nosso braço direito. Também é a carruagem (Mercavá) de Abraão. Está também conectada ao Pilar direito que é a bondade.

Guevurá é a 5º esfera da Etz Ha´Chaiim e é a severidade, a força (não "A Força"). Corresponde ao braço esquerdo de D´us que é o Príncipe Gavri´El, ao nosso próprio braço esquerdo e ao período do meio dia até o por do sol.

A Força

"A Força é um rio onde muitos podem beber, e o treino do Jedi não é a única taça que a pode conter."

Estas palavras são ditas por "Luke Skywalker" no universo expandido de Star Wars. O Rio alude à Sefirá de Yesod que é o depósito dos segredos. Alude também ao "Nahar Yarden (O Rio Jordão)" que é o Caminho (Nativ) que liga nosso mundo (Malchut) ao mundo superior (Zeir Anpin) que é chamado de "A Pequena Face de D´us". Mas há um mistério mais profundo, e este mistério é chamado de "Shekiná - A Divina Presença". Assim está escrito: "

וְנָהָר יֹצֵא מֵעֵדֶן, לְהַשְׁקוֹת אֶת-הַגָּן; וּמִשָּׁם, יִפָּרֵד, וְהָיָה, לְאַרְבָּעָה רָאשִׁים

"E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços (Gênesis 2:10)"
Este Rio aqui dito é a "Divina Presença - A Shekiná Divina" da qual os Jedi (Os Místicos da Cabalá) se alimentam todos os dias. Torna-se claro então que a "Força" é o "Shêfa - o fluxo divino que alimenta todos os mundos".
Há muito que se penetrar neste maravilhoso universo. Por hora, creio ser o bastante para dar aos estudantes, aos leitores e mesmo aos curiosos alguma "Elucidação" dos códigos em Star Wars.

O Artesão Da Luz