O Buscador

O Buscador
"Quando olho para os Céus, não estou procurando por um Deus que vive no espaço exterior, estou lendo as estrelas e ouvindo os seus mistérios (Tehilim 19)". Deepak Sankara Veda

Faça Uma Tzedaká (Doação)

Faça Uma Tzedaká (Doação)
O Segredo Da Doação

Boas Vindas

"ברוכים הבאים ממסורת עתיקה העברים במדבר". Bem vindo á Antiga Tradição dos Hebreus do Deserto ao "Zen Hebreu". Este site não representa o judaísmo, nada tem haver com judaísmo e com nenhuma de suas vertentes. Este "sítio" é um lugar onde Sabedoria é compartilhada

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Segredos de Avatar






Na primeira vez que assisti Avatar no cinema, soube imediatamente que tratava-se de um daqueles raros filmes cuja mensagem causaria muito impacto. Repleto de códigos espirituais e de uma poderosa e positiva mensagem sobre a preservação do meio ambiente. Mas isto é apenas a superfície do filme, apenas o "P´shat (literal)" e somente aqueles que foram iniciados nos "Netiv´Ot Peli´Ot (Caminhos Místicos)" poderão ver os elevados segredos escondidos no filme.

"I See You (Eu Vejo Você...)"

Avatar

Vou começar pela etimologia do nome "Avatar" e isto já causará surpresa e admiração. Avatar é uma palavra que vem do sanscrito "Avatara" e que significa "Descida", a descida de uma entidade espiritual elevada em um corpo, este é parte do segredo, porque "Avatara" é na verdade "Ava´Tarah" ou melhor revelando "Ava´Torah" que traduzido é "A Descida da Torah".

O filme está repleto de códigos da Toráh Sagrada e da Qabaláh e é preciso ter a mente elevada, ampliada pela "Especiaria (A Sabedoria Escondida)" para que estes códigos sejam revelados.

Na´vi

O nome dos nativos habitantes de "Pandora" é na verdade de origem hebraica, mesmo que a "língua na´vi" tenha sido criada para este mundo e seus nativos. Na´vi significa "Profeta/vidente", ou, em outras palavras "Aquele que vê". Uma das frases mais pronunciadas no filme é "I see you" que em inglês significa "Eu vejo você". O termo hebraico para "Olho" é "Ayin" cujo valor gemátrico (cálculo do valor numérico das letras hebraicas) é 70, que por sua vez é o mesmo valor da palavra "Sód" que significa "Mistério/Segredo". Então, "I see you" refere-se a ver além da camada externa, ver a "alma", ver os mistérios interiores, aquilo que pessoas normais não vêem.

Pandora

A lua de Avatar é chamada "Pandora" e que é uma alusão ao "Gan Éden (Jardim do Éden)" onde tudo é luminoso. Os "Na´vi" são os "Shom´rei Ha-Gan Eden - Os Guardiões do Jardim do Éden (Paraíso)". É no Jardim do Éden, conforme nos revela o Zohar Sagrado, onde o "Messias" se esconde, em lugar chamado "Ninho do Pássaro".

Toruk

O gigantesco "pássaro" cujo nome em na´vi significa "A última sombra". O mistério aqui alude ao "último aspecto negativo" que "Jack Sully" deve dominar para atingir a consciência de mashiach, a "última qlipá (casca)" para então tornar-se "Toruk Mactô - O Cavaleiro da última Sombra". Em outras palavras, o "messias" está no "Qan Ha-Tzipor (O Ninho do Pássaro)" para fazer as correções necessárias e alcançar a sua plena consciência messiânica. O Nome "Jack" é o diminutivo de "Jackob" que em hebraico é "Ya´kov" o patriarca das doze tribos de Isra´El. Jack Sully é o "Sexto Toruk Mactô" ou melhor revelando, ele é a encarnação de "Mashiach Ben Yosef" o "Messias Guerreiro de Isra´El", aquele que fara guerra contra "Armilus - O Príncipe de Gog e Magog" e contra "Amaleq". Jack possui uma deficiência física assim como Moisés (Moshê) nosso mestre possuía. Jack Sully também é chamado de "Dreamwalker" que em inglês significa "Aquele que caminha no sonho", aludindo novamente à consciência de Mashiach ben Iosef, também conhecido como "Iosef Ha-Tsadiq".

Shechitá

O "abate kosher e ritualístico judeu" é chamado de "Shechitá (שחיטה)" e que é praticado pelo imolador judeu que é treinado para isto desde a sua infância. Antes da imolação, a pessoa então conversa com o animal, agradecendo-o pelo alimento que sua carne ira se tornar e recita orações específicas para "elevar a nefesh (alma)" do animal aos mundos superiores. Em Avatar nós somos ensinados sobre este mistério logo no principio do filme, quando Neytiri mata um animal para salvar a vida de Jack.

Eywa

Enquanto Jack está tentando convencer Neytiri a ajudá-lo, as "Sementes da Árvore Sagrada - Eywa" vem e repousam sobre ele. Neytiri revela que são "Almas Puras". Na Qabaláh estas almas são chamadas de "Tzadiqim - As Almas dos Justos". Eywa é a Árvore das Vidas e seu nome é uma alusão ao "Nome de D´us" o tetragrama sagrado o qual os qabalistas pronunciam "Hewayê". Mude as letras de lugar (anagrama) e você descobrirá "Eywa". Quando estas almas puras estão no corpo de um na´vi, este nativo é chamado "Tsahik" termo este muito semelhante ao hebreu "Tsadiq" que significa "Justo". Um (a) Tsahik é aquele (a) que interpreta os "sinais de Eywa". Ainda há a "Árvore das Almas" outra alusão à Árvore das Vidas e também existe as "Árvores das Vozes".

Hallellujah

É o nome dado às "Montanhas Flutuantes" de Avatar, lançado-nos novamente em direção à Torah. O Midrash nos conta que, na manhã de Shavu´Ot quando a Torah foi revelada, D´us levantou o "Har Sinai (Monte Sinai)" acima das cabeças dos israelitas. O termo hebreu "Har (montanha)" vem de "Hirhurim" que significa "Pensamentos". O segredo aqui é que, para que a Torah fosse "descida" dos céus á terra, os hebreus tiveram que "Elevar seus pensamentos", e este é o segredo da "Subida de Moisés ao Monte Sinai" para receber a Torah. A guemará nos conta que, quando Moisés estava recebendo a Torah, ele teve uma visão do Rabi Akiva a quem D´us revelaria o segredo dos "Tagins (as coroas das letras)" e que então Moisés disse ao Creador que Ele deveria dar a Torah para o Rabino Akiva. Em resposta, a guemará nos conta que D´us disse a Moisés: "Guarda silêncio e eleva os teus pensamentos".

Continua...

Postagem em destaque

Reencarnação Através Do Beijo

Recebendo A Neshamá De Briá Experiência Pessoal (Artigo Em Construção) "Dá-me os teus lábios e eu te darei a minha alma (n...

Leia também...

O Artesão Da Luz

O Artesão Da Luz
Deepak Veda - Instrutor e compartilhador sobre a Sabedoria Espiritual. Sênior criptólogo especialista em Criptologia Divina. É escritor e autor de 14 obras, incluindo "Shem ha'Meforash - Os 72 Nomes De D'us" e "Guilgulim - O Portal Das Reencarnações".

Advertência

"Todas as palavras postadas aqui tem por finalidade a revelação dos mistérios das escrituras. Por mais duras que algumas vezes possam parecer, elas não tem finalidade de agredir, difamar, caluniar quaisquer pessoas, instituições, religiões ou quaisquer práticas religiosas e seus líderes. É certo que determinadas práticas e seus respectivos lideres precisam sim serem trazidos à luz, mas através da revelação da verdade"

Tradição

"Então, aqueles que são sábios brilharão como o esplendor (Zohar) do firmamento, e aqueles que retornaram à justiça para muitos, serão como as estrelas para sempre (Dani´El Péreq 12, 3º Passuq)".

Aviso

"A Hayk´la Arazuta não possui vínculos ou ligações com quaisquer endidades "judaicas" e nem mesmo com qualquer federação. A Hayk´la Arazuta não é siosnista e não crê no sionismo. Os rabinos da Hayk´la Arazuta não possuem ligação e nem seguem ou servem ao "judaísmo rabínico". A Hayk´la Arazuta avisa que qualquer um que proferir calúnias, difamações, ataques contra a honra da Comunidade, seus lideres e membros, ameaças de quaisquer tipo, os autores serão levados ao Judiciário através de processos cíveis e criminais. Copiar, distorcer e usar pejorativamente assuntos e experiências aqui publicadas, os autores serão processados. A Hayk´la Arazuta d´Madvra é um Orgão da Associação Cabalista Mundial - Gará Kulam Moshav, organização esta devidamente registrada junto ao Governo Federal Brazileiro de acordo com a Lei e possui CNPJ.".