"Desde a aurora dos tempos nós viemos; movendo-se silenciosamente através dos séculos, vivendo muitas vidas secretas, lutando para alcançar o tempo do Encontro; quando os poucos que permanecem lutarão até o fim. Ninguém nunca soube que estávamos entre vocês ... até agora."
Juan Sanchez Villalobos Ramirez - Highlander 1986
"Há somente 36 tsadikim (imortais) no mundo que recebem a presença divina."
Talmude Bavlí. Sanhedrin 97b”.
Era o ano de 1985. Ao lado de uma
aquecida lareira de um casarão antigo e sombrio edificado em um bairro na cidade de Itaquaquecetuba, o Capitão Miguel Mendes, um oficial do Exército de Salvação, movimento cristão fundado em 1886, narrava uma obscura história que ele havia lido em um velho livro. Contava sobre um homem enigmático que fora visto durante varias gerações ao longo de quatrocentos anos e sempre, aparentemente, usando a mesma roupa elegante. Imortais, era o título daquela conversa esotérica: " - Eu acredito que eles existes, estes imortais!" - Afirmou com plena convicção o Capitão Miguel Mendes. O filme Highlander ainda não havia estreado e, portanto, a narrativa do Capitão Miguel não poderia ter sido influenciada por ele. Eu jamais esqueceria aquela enigmática noite.
Existiriam pessoas incapazes de morrer neste mundo? Verdadeiros imortais? Seres humanos dos quais a morte foge constantemente?
Eu encontrei esta discussão fascinante sobre os "imortais" e que consequentemente me revelou o assunto sobre os Lamed Vav Nistarim - Os 36 Justos Imortais. Agora, aparentemente, em algum lugar da tradição Judaica, há uma ideia clara de que há 36 pessoas justas na terra em cada geração, que são eficazmente "imortais", eles não podem morrer!
"Abaye disse: O mundo não tem menos que trinta e seis justos em cada geração que saúdam a Presença Divina, como está declarado: “Felizes são todos os que esperam por Ele (hebraico "LO") - Isaías 30:18." O valor numérico de LO, escrito lamed vav (ל"ו), é trinta e seis."
אַשְׁרֵי כָּל-חוֹכֵי לוֹ
Talmude Sinédrio 97b
OS HIGHLANDERS
A noção dos trinta seis justos aparece no Talmude, a tradição oral do judaísmo, como um ensino de um dos rabbis babilônicos, "Abbaye". No ensino de Abbaye, o mundo requer um mínimo de trinta seis indivíduos justos a fim de que ele continue a existir.
Segue-se um argumento sobre o que acontece se não houver estes trinta seis no mundo. Como o mundo pode ser redimido? A ideia pode ter sido sugerida pela história famosa na bíblia sobre Sodoma, em que Abraão discutiu com o Criador tentando evitar a destruição da cidade (gênesis, capítulo 18). O Criador concordou, se dez indivíduos justos (Tzadikim) pudessem ser encontrados lá. Ele não destruiria a cidade. Abraão ganhou o argumento, mas perdeu a luta e Sodoma foi destruída, porque o mínimo, dez indivíduos justos, não puderam ser encontrados lá. Aquele é o lado secreto da história dos trinta seis. As vezes o mundo não pode conter trinta seis indivíduos justos, e então? O que acontece?
Os cabalistas dizem que, os trinta seis escondidos têm o potencial conservar o mundo, aparecem quando são necessários, e um deles é o Messias. Aparecem às vezes em um período de grandes conflitos, chamado de seus anonimatos e humildade pela necessidade de conservar o mundo.
Porque eles tem o poder para isto, e porque nós os necessitamos. Nós judeus começamos a estar familiarizados com eles, consultando a expressão em "Yiddish" "Lamed Vov-niks" (Lamed Vav é o hebraico para trinta e seis), e vendo-os em toda parte nos atos anônimos das pessoas das nações que realizam poderosos atos em circunstâncias difíceis. E porque um dos "Lamed Vov-Niks", um dos trinta seis anônimos pode ser o Messias, nós temos que tratar os desconhecidos com bondade porque há a possibilidade de que esta pessoa poderia ser o Messias.
"Não há geração em que não haja alguém como Abraão, Isaac, Jacó, Moisés, Samuel, etc."
- Midrash Bereishit Rabba 56
Poderia ser a pessoa que nós menos suspeitamos, porque os trinta seis, de acordo com a QABALAH, são OCULTOS. Podem aparecer, e não podem aparecer. Se aparecerem, podem ser conhecidos. Em cada geração, nós os procuramos em toda parte.
O IMORTAL
Elias O Profeta
A data de nascimento de Elias não é mencionada na bíblia, e nem a sua ascendência. E por que? Porque Elias é Pinchás filho de Eleazar, filho de Aarão. Elias e Pinchás, são a mesma pessoa, a mesma alma.
Na Tora a porção que conta a história de Pinchas (Números capitulo 25:11) carrega os segredos da imortalidade, então não é de se estranhar que Pinchás apareça vivo, quase 400 anos depois, no livro de Shofetim (Juízes).
Quando os Israelitas estavam acampados no deserto, um homem mau chamdo “Zinri” tomou uma mulher Midianita, e para afrontar a autoridade de Moisés e romper com os comandos da Torá de D´us, passou a manter relações sexuais com esta. Um anjo desceu ao acampamento atraído por esta tremenda negatividade, e começou a matar os israelitas. Vinte e quatro mil israelitas da tribo de Simeão foram mortos. Para deter a matança, Pinchás (Finéias) filho de Elazar o Sacerdote, tomou uma lança, e atravessou com ela aqueles que praticavam tal imoralidade. Mas a tarefa não foi tão simples.
Quando Pinchás entrou na tenda de Zimri para executá-lo, milhares de Simeonitas se apressaram atrás dele e quiseram matá-lo. Tão grande foi o seu terror naquele momento que a sua alma o abandonou e ele caiu morto. Mas Deus então causou que as almas de Nadav e Avihu que haviam morrido antes no evento onde ofereceram “Fogo Estranho” no altar, reencarnassem no seu corpo, ele reviveu e ele se tornou sacerdote, uma distinção que ele não possuía antes, desde quando Aaron e seus filhos foram ungidos para sacerdócio, pois Pinchás não era nascido. Nem foi feita a sua unção subsequente por Aaron para fazê-lo um Cohen, e isto só pode afetar a posição de alguém nascido posteriormente. Naquele momento ele se tornou imortal, de forma que, mesmo se fosse ferido, suas feridas se curariam instantaneamente. A verdade é que, até hoje Pinchás caminha entre nós.
"...quando Pinchas matou Zimri , ele mereceu receber a nefesh de Atzilut ..."
"No primeiro filme Highlander, fica estabelecido que os imortais são raros seres humanos nascidos com “o Quickening”. Depois de terem experimentado a Primeira Morte, eles pararão de envelhecer e se curarão de qualquer ferimento, exceto a perda da cabeça. O Quickening os conecta à natureza e permite que eles sintam uns aos outros, e um imortal pode absorver o poder Quickening de outro se eles os decapitarem. Por esta razão, alguns imortais caçam uns aos outros, um “Jogo” com apenas uma regra: nunca lutar em solo sagrado. Diz-se que quando restarem apenas alguns imortais, eles serão atraídos para "uma terra distante" para lutar pelo Prêmio: o poder combinado de todos os imortais antes deles, concedendo poder e conhecimento suficientes para ajudar a humanidade."
O "Quickening (asceleração) é o segredo da reencarnação por Ibür que é explicada e detalhada em Sha'ar Ha'Gilgulim. A pessoa que recebe almas por Ibür absorve todo o conhecimento e habilidades da alma que veio por Ibür.
"Em termos de gravidez, o "Quickening (a aceleração)" é o momento na gravidez em que a mulher grávida começa a sentir o movimento do feto no útero. Acreditava-se que a aceleração marcava o momento em que uma alma entrava no feto, denominado ensoulment (הנשמה)."
O rúach Eliahu já estava destinado a descer à Terra e se vestir em um corpo, mas, Elias não pode receber esse rúach até que Pinchas mereceu a néfesh de atzilut de Adão quando ele matou Zimri. O ruach não habita em uma pessoa até que ela receba sua nefesh. Portanto, quando Pinchas matou Zimri, ele mereceu receber a nefesh de Atzilut , que estava anteriormente em Nadab e Abihu .
Pinchás foi um dos dois espiões enviados por Josué para explorar Jericó. Quando o rei de Jericó soube de seu paradeiro e sua anfitriã Raabe se ofereceu para escondê-los, Pinchás recusou, dizendo que tinha a habilidade angelical de se fazer invisível.
Pinchás era um profeta, e duas de suas profecias são mencionadas nas Escrituras. Alguns o identificam como o “anjo Divino” que apareceu ao juiz Gideon, entregando a mensagem de D'us de que ele salvaria os judeus das mãos dos midianitas.
A última vez que Pinchás é mencionado explicitamente nas Escrituras é como um líder levita durante o reinado do Rei Davi . No entanto, de acordo com uma famosa mas enigmática passagem midráshica, ele também atuou muito mais tarde na história.
Elias viveu mais de 500 anos após o nascimento de Pinchás, Pinchás desfrutou de extrema longevidade. Ele é mencionado pela primeira vez nas Escrituras durante o tempo do Êxodo do Egito, em 2448 da Criação (1313 AEC), e ainda era vivo durante o reinado do Rei Davi , que governou de 2884 até 2924 (877-837 AEC), totalizando mais de 400 anos.
O termo Highlander significa "Um habitante de uma terra elevada" uma "Highland", em outras palavras, uma alma vinda dos mundos superiores da Árvore das Vidas.
Eu transliterei "Highlander" para o hebraico e fiz uma busca pelo termo em todo o Tana'k tentando verificar se haveria um cruzamento dele com Pinchás? E qual não foi minha surpresa quando o software exibiu o resultado? Na tabela acima nós podemos ver HIGHLANDER (היילנדר) em vermelho na posição vertical e cruzando HIGHLANDER está PINCHÁS BËN ELAZAR (פינחס בן אלעזר). Pinchas está no versículo 32 de Josué capítulo 22:
"E Pinchás filho de Eleazar, o sacerdote, com os príncipes, deixando os filhos de Rúben, e os filhos de Gade, voltaram da terra de Gileade à terra de Canaã, aos filhos de Israel, e trouxeram-lhes a resposta."
וַיָּשָׁב פִּינְחָס בֶּן-אֶלְעָזָר הַכֹּהֵן וְהַנְּשִׂיאִים מֵאֵת בְּנֵי-רְאוּבֵן וּמֵאֵת בְּנֵי-גָד מֵאֶרֶץ הַגִּלְעָד, אֶל-אֶרֶץ כְּנַעַן--אֶל-בְּנֵי יִשְׂרָאֵל; וַיָּשִׁבוּ אוֹתָם, דָּבָר.
Yehoshu'a 22:32
"E o segredo do assunto é que quando Pinchás nasceu, ele tinha em si duas centelhas de almas, e que é o segredo do nome Putiel, que vem de Tipin (gotas em hebraico) — porque ele veio de duas "gotas" de alma: uma centelha era da Raiz de Alma de Iossef, o justo, e a segunda da Raiz de Alma de Itro. E o aspecto dessas duas almas é chamado de Pinchás. E não se espante com o fato de a centelha de Itro ter se unido à centelha de Iossef, pois você já sabe que Iossef é de Iessód, aonde se reúnem todas as gotas que vêm de Chéssed e Guevurá. Ali elas se misturam e por isso não há que se espantar com o fato de que houve uma mistura da centelha de alma de Itro, que é de outra raiz, com a centelha da raiz de Iossef. Eis que vemos como Pinchás pegou uma centelha da raiz de Itro, que é do aspecto da Luz Interna da Néfesh de Adão de Atsilut. Depois, quando Nadav e Avihú morreram por causa do que fizeram com o incenso, pecando com ele, houve o acontecimento de que Pinchás matou Zimri, merecendo, assim, que entrasse nele o aspecto das Nefashot de Nadav e Avihú, que eram do aspecto da Luz Circundante da Néfesh de Adão de Atsilut. E esse aspecto passou a existir nele junto com a centelha da raiz de Itro que já estava ali, e que é da Luz Interna da Néfesh de Atsilut. Sendo assim, em Pinchás se completou a Néfesh de Atsilut, com a junção de sua Luz Interna e sua Luz Circundante. Só que a Luz Interna entrou nele pelo segredo da reencarnação de fato quando ele nasceu e a Luz Circundante entrou nele somente pelo segredo do Ibur, depois que ele já tinha nascido e crescido. E como nele havia essa divisão, há outro aspecto que é preciso discutir agora. É preciso que você saiba que a alma que vem para um homem pelo segredo da encarnação no momento em que ele nasce, mesmo que esteja misturada e entremeada com duas centelhas, como no caso de Pinchás — que tinha em si centelhas de Iossef e de Itro — é chamada de uma alma apenas, e ela não precisa de outro aspecto [de alma] que se associe a ela. Mas a alma que vem pelo segredo do Ibur depois que a pessoa já nasceu, como a Néfesh de Nadav e Avihú que entraram em Pinchás, eis que esta alma precisa que venha com ela outra centelha de alma, nova. Isso quer dizer que esta alma nova precisa estar na primeira vinda ao mundo, e ela não pode ser velha e reencarnada. E no caso dele, esta nova alma fez a união entre a Néfesh de Nadav e Avihú, que veio pelo segredo do Ibur com a Néfesh de Pinchás, que veio pela reencarnação de fato. Portanto, no caso de Pinchás, era preciso outra Néfesh nova entrar nele por Ibur. E ela é chamada de Eliahu, o Tishbita, um morador de Guilad. E esta alma é da raiz de Gad, sendo uma alma nova, como mencionado. Ela veio agora nele para permitir a ligação e união da Néfesh de Nadav e Avihú com a Néfesh de Pinchás propriamente dito, que estava reencamada nele desde o dia em que ele nasceu. E, na verdade, ainda é preciso outra alma, também nova, para unir e associar a alma nova, chamada de Eliahu, o Tishbita, com as outras almas antigas, que são a Néfesh de Pinchás e a Néfesh de Nadav e Avihú. Ou seja, foi preciso que viesse ainda mais uma alma nova em Pinchás, e ela é chamada também de Eliahu, da raiz de Benjamin, mencionado em Crônicas no versículo "Iaareshiáh, Zichri e Eliáh [Eliahu] — estes foram filhos de Ierocham." E isso está conforme o que o próprio Eliahu, de abençoada memória, falou para os Sábios: "Eu sou descendente dos filhos dos filhos de Rachel." Isso será explicado no fim deste capítulo. Portanto, existem quatro aspectos inclusos em Pinchás: o primeiro é o da Néfesh de Pinchás propriamente dita que entrou nele quando ele nasceu. Ainda que ela fosse composta de duas gotas - de Iossef e de Itro - ela é chamada de uma Néfesh só. O segundo aspecto é da Néfesh de Nadav e Avihú que veio pelo segredo do Ibur e também essa é chamada de uma Néfesh só, e não duas. Isso é sabido pelo Zóhar, na Porção Semanal de Acharei Mot, quando se fala sobre Nadav e Avihú e se diz que eles são duas partes de um mesmo corpo. O terceiro aspecto é da Néfesh chamada de Eliahu, o Tishbita, da raiz de Gad. O quarto é da Néfesh chamada Eliahu da raiz de Benjamin. E esse é o segredo para entender o que os nossos Sábios falaram: "Michael cumpre seu objetivo (em um vôo), Gabriel em dois, Eliahu em quatro, etc". E entenda isso."
- Sha'ar Ha'Gilgulim 32
A MESMA ALMA, CORPOS
DIFERENTES
Um dos mistérios dos 36 Imortais é a transmigração. O que pode ter sido percebido como as mesmas pessoas vivendo durante centenas de anos, pode ser o segredo da mesma alma transmigrando em corpos diferentes e, como se trata das mesmas almas, seus atributos divinos serão os mesmos mesmo em corpos diferentes. É como uma pessoa que não é vista durante muito tempo e, quando reaparece, está um pouco mais magra ou mais forte, cabelos diferentes e também roupas diferentes mas, assim que começa a falar, logo nos lembramos que é aquela mesma pessoa que conhecemos muitos anos no passado.
RABBI CHAIM VITAL
O VERDADEIRO HIGHLANDER
Nós conhecemos que, em um de suas reencarnações, o Rabino Chaim Vital foi Pinchás, como ele mesmo revelou em Sha'ar Ha'Gilgulim (Portal das Reencarnações). Eis a lista de reencarnações do Rabino Chaim Vital:
"Kayin, Keinan, Mahalelel, Yuval, Yavel,
Lemech, Issachar, Shelah ben Judá, Jetro, Nadab, Abihú, Nachshon ben Aminadav,
Netanel ben Tzo'ar, Korach (o calvo), Datã, Abiram, Pinchás, Otaniel ben Kenaz.
, Karmi pai de Acã, Shamgar ben Anat, Sansão, Elcaná, Samuel o profeta, Aviah
ben Shmuel, Chaver Hakini, Ya'el a esposa de Chaver Hakini, Ephlal, Sismai o
amigo do pai de Sucho, Yishbach o pai de Ish Tamua, Yashuv, Lechem, Jessé, pai
de David, Avishai ben Tzroya, Shima, irmão de Davi, Do'eg, Achitophel, Aviah
ben Roboam, Elias, o profeta, Eliseu, o profeta, Jonas ben Amitai, Chiel Beit
Ha'eli, Navot Hayizraeli, Michah Hamorashti, Nachum Ha'elkoshi, Ezequias o rei
de Judá, Menasha ben Ezequias, Urias o Cohen, Zacarias ben Yevarchihu, Ezequiel
o profeta, Eliyahu ben Berachel Habuzi, Chananiah o amigo de Daniel, Nedavia
ben Yechaneyah o rei, Aneni ben Eliyoani".
Sha'ar Ha'Gilgulim Ha'Qadmah 36
Vital declara nesta introdução de Sha'ar Ha'Gilgulim que em uma de suas reencarnações prévias ele foi Pinchás, como se pode constatar acima.
No filme Highlander quem é verdadeiramente Juan Sanchez Villalobos Ramirez? Em hebraico "Juan Sanchez Villalobos Ramirez (חואן סאנצ'ז וילה-לובוס ראמירז)" possui gematria igual a 886 e esta é a mesma gematria Mispar Kollel de Yitzchaq Ben Sh'lômo Lúria (יִצְחָק בן שלמה לוּרְיָא) - o Ari'zl - o grande Cabalista, o "Ish-ha'Elohim" e a reencarnação do Anjo Raziel. Na histporia de Highlander Juan Sanchez Villalobos Ramirez encontra o Highlander Connor Mc'Leod em 1542 e revela a ele porque ele não morreu quando ferido pela espada de Kurgan e passa a instruí-lo se tornando seu mestre. E quem é Connor Mc'Leod? Em hebraico "Connor Mc'Leod (קונור מק'לאוד)" possui gematria igual a 543 que é a mesma gematria de "Rabi Chaim Ben Yosef Vital (רבי חיים בן יוסף ויטל)" o mais amado e proeminente aluno do Leão de Safed, Yitzchaq Ben Sh'lômo Lúria. Rabbi Chaim Vital nasceu em 1542.
A data de nascimento de Russell Edwin Nash, o menino de quem o Highlander Connor Mc'Leod emprestou a identidade, é 22 de outubro de 1945. A data de nascimento do Rabino Chaim Vital foi 23 de outubro de 1542.
E o Kurgan? Quem é ele? Ele é o próprio Satan, o adversário, o príncipe caído que derrubou a humanidade, pois a gematria de Kurgan (קורגן) é igual a 359 que é a mesma de Satan.
Trinta e três anos se passaram desde aquela conversa mística no sombrio casarão em Itaquaquecetuba, aquela noite na qual o profeta Elias através dos lábios do Capitão Miguel Mendes, soprou as brasas dos segredos divinos na minha alma, as letras ígneas do alfabeto Sagrado.
A gimatria AVGAD REVERSA de HIGHLANDER (היילנדר) é igual a 185 e essa é a mesma da declaração que veio da boca de Chaim VItal:
אני חיים ויטאל
ANI CHAIM VITAL
"EU SOU CHAIM VITAL"
Autor
Bën Mähren Qadësh
Misha'Ël Ha'Levi