Em meados de 1996, quando completei 29 anos (358 meses de vida), num sábado, ao chegar do trabalho, coloquei uma canção cristã cuja letra recitava as palavras da profecia de Joël sobre o derramar do Rúach Ha'Qodësh (Espírito Santo).
"E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões."
וְהָיָה אַחֲרֵי-כֵן, אֶשְׁפּוֹךְ אֶת-רוּחִי עַל-כָּל-בָּשָׂר, וְנִבְּאוּ, בְּנֵיכֶם וּבְנוֹתֵיכֶם; זִקְנֵיכֶם, חֲלֹמוֹת יַחֲלֹמוּן--בַּחוּרֵיכֶם, חֶזְיֹנוֹת יִרְאוּ.
Yoël 3:1
A gematria Achi-Bi de Yoël Ha'Navi (יוֹאֵל הנָבִיא) é igual a 667 que é o atributo da alma do Rabbi Itzchaq Lúria, o Arizal, meu professor, e sobre o qual nesta encarnação eu ainda havia ouvido falar.
יוֹאֵל הנָבִיא
667
Enquanto eu ouvia aquela canção que muito apreciava, eu ajoelhei para fazer o que eu acreditava ser oração. Dormi. Sonhei e fui levado, durante o sonho, para dentro de uma caverna onde havia um Aron Qodesh (Arca Sagrada). Dentro da caverna, milhares de vozes entoavam uma linda e maravilhosa canção. Acordei entoando aquela canção hebraica que eu havia ouvido no sonho. Era o Má Tovú, o Nome de Hashem de 26 letras.
מַה-טֹּבוּ אֹהָלֶיךָ, יַעֲקֹב; מִשְׁכְּנֹתֶיךָ, יִשְׂרָאֵל
A gematria de Aron Qodësh (ארון קודש) é igual a 667 que é a mesma de Rabbi Itzchaq Lúria. Foi a alma do meu professor, mesmo ainda na minha inconsciência de sua presença, que tomou a minha alma e me levou até Safed com intenção de começar a despertar a minha alma sobre a qual eu nada sabia e que é uma reencarnação sagrada.
רבי יצחק לוריא
667
Passei 72 duas horas tentando pronunciar quaisquer outras palavras, mas todas as vezes que eu abria os meus lábios, deles fluíam aquela maravilhosa canção. Aquela experiência mudou completamente a minha vida. Larguei o cristianismo e passei a estudar Torá com afinco e dedicação e, então, meu mestre veio até mim novamente...
עִיבּוּר
Ele tomou, por Ibür, o corpo de um homem, um professor de judaísmo messiânico, chamado Paulo (פאולו), o mesmo nome que minha mãe me deu cuja gematria é igual a 123, que morava em uma casa, em um bairro no Tucuruvi, número 667. Ora, e não é o 667 o valor da gematria de Rabi Itzchaq Lúria (רבי יצחק לוריא) e o 123 e gematria de Chaim Vital? Mas, é claro, que naqueles dias eu nada sabia sobre isso. Eu não sabia quem eu era e nem a verdadeira identidade da minha alma.
"O Rúach (Espírito) ou a Neshamá (Alma Divina) dos justos podem descer e serem gestados por uma pessoa, de acordo com o segredo do que se chama Ibür (gravidez espiritual, ou gestação). E isso é feito para ajudar a pessoa no seu serviço ao Santíssimo. Isso está conforme o que está escrito no Midrash Ne'elám, na versão manuscrita, de que "Quando a pessoa vem se purificar, lhe ajudam (de cima)". O Rabi Nathan disse: Isso quer dizer que as almas dos justos vêm e ajudam a pessoa. O mesmo tema aparece na Introdução ao Zôhar, sobre a Porção Semanal de Bereshit, quando o Rav Hamnuna Saba aparece para o Rabi Elazar e o Rabi Aba na forma de um condutor de jumentos."
- Sha'ar Ha'Gilgulim Haqadmáh Iª
Cinco anos depois, o meu mestre veio, novamente por Ibür, e na noite de 7 de Adar, no Hilulá de Moshê, meu professor, de abençoada lembrança, e me deu a Semichá (ordenação rabínica) e me nomeou Rav Misha'Ël cuja gematria é igual a 583.
A gematria de Semicha Arizal (סמיכה אריזל) é igual a 583. Este é o selo e a evidência de que eu fui ordenado rabino pela alma do meu santo professor, o Rabbi Itzchaq Lúria.
583
Naqueles dias, nós estávamos santificando a Shabat em uma garagem emprestada no número 415 da Rua Presidente Nereu Ramos por um empresário que mantinha no local, sua empresa de formaturas. Uma noite, cheguei para preparar o lugar para a Shabat e descobri que o empresário havia fechado a empresa e levado tudo, cadeiras, meses, nada restou. Então, fomos ao Davó supermercados que fica no Suzano Shopping, e compramos dez cadeiras e santificamos a Shabat naquela noite.
Passados alguns dias, sonhei e no sonho fui colocado diante de uma parede de tijolinhos aparentes. Atrás de mim, milhares de vozes entoavam o Veshamru, uma canção de Shabat. De repente, uma voz falou comigo e me disse: "Mantenha firme a aliança!" Acordei..
A partir desse sonho, fui preenchido com o desejo de procurar e encontrar uma casa para ser a sede da nossa Sinagoga. Fui em algumas imobiliárias, preenchi intenções de aluguel e aguardei. Numa tarde, um corretor me ligou e disse: "Rabino, tenho uma casa para o senhor." A primeira coisa que perguntei foi o valor do aluguel. "R$500,00, ele me respondeu. Fomos ver a casa.
Quando chegamos, a casa era o número 583 na rua Gastão Vidigal, Vila Amorim, em Suzano e, ao entrar, a primeira coisa que meus olhos viram foi a parede de tijolinhos aparentes.
Por que durante aquele sonho na qual me foi mostrada a casa 583 milhares de vozes cantavam o Veshamru? Eis a sua razão secreta:
וְשָׁמְרוּ בְנֵי-יִשְׂרָאֵל, אֶת-הַשַּׁבָּת, לַעֲשׂוֹת אֶת-הַשַּׁבָּת לְדֹרֹתָם, בְּרִית עוֹלָם. יז בֵּינִי, וּבֵין בְּנֵי יִשְׂרָאֵל--אוֹת הִוא, לְעֹלָם: כִּי-שֵׁשֶׁת יָמִים, עָשָׂה יְהוָה אֶת-הַשָּׁמַיִם וְאֶת-הָאָרֶץ, וּבַיּוֹם הַשְּׁבִיעִי, שָׁבַת וַיִּנָּפַשׁ.
Dentro da canção Veshamru, cuja letra é composta dos versículos 16 e 17 do Êxodo capítulo 31, está escrito, secretamente "Ha'Ari (האר"י)" e este foi o mistério do porque a canção era entoada durante o sonho. O Arizal estava assinando a visão para que, mais tarde, minha alma, que é uma reencarnação da alma de Chaim Vital, soubesse que ele tinha vindo.
"Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou a Adonai. Ezequias disse: — Ó Adonai, lembra-te de que andei diante de ti com fidelidade, com coração íntegro, e fiz o que era reto aos teus olhos. E Ezequias chorou amargamente."
וַיַּסֵּב חִזְקִיָּהוּ פָּנָיו, אֶל-הַקִּיר; וַיִּתְפַּלֵּל, אֶל-יְהוָה.
- Isaías 38: 2
A gematria mispar ne'elam (oculta) do nome Chizqiahu (חִזְקִיָּהוּ) é igual a 583. Esse é o atributo da alma do Rei Ezequias. Quinze anos depois, na madrugada de 31 de agosto de 2016, sonhei e meu professor me tomou e me levou à Academia Celestial e lá os mestres, todos assentados em grandes cadeiras dispostas em um semi círculo, declamaram em uníssono e em alma voz:
"והכינו כסא לחזקיה מלך יהודה שבא"
Ao declamarem essas palavras que emergiram dos lábios de Rabban Yochanan Ben Zaccai quando ele estava para morrer, eles abriram o Sha'ar Ha'Gilgulim e me mostraram isso lá e me disseram "há um segredo de gematria nestas palavras."
"Numa véspera de Shabat, à tarde [iom shishi], ele (o Arizal) viu escrito na minha testa "Preparem uma cadeira para Chizkiáhu, rei de Iehudá [Judá], ele está vindo". Isso indicava que em mim tinha se revelado a Néfesh dele (Chizqiahu), pelo segredo da alma adicional (por Ibür) da Shabat."
- Sha'ar Ha'Gilgulim Haqadmáh 38
O MISTÉRIO DA HAVDALÁH
HAVDALAH (הַבְדָּלָה) - Separação, bênção recitada no final dos Shabatót e Moedim (Festivais bíblicos), a fim de enfatizar a distinção entre o sagrado e o ordinário, no que diz respeito ao sábado (ou festival) que está partindo e ao ordinário dia da semana que se inicia e, qabalísticamente, transferir a Luz das Shabatót e Moedim para os dia da semana.
Havdaláh é uma das bênçãos mais antigas. De acordo com o Talmud “os homens da Grande Sinagoga instituíram bênçãos e orações, santificações e Havdalot para Israel” (Berachot 33a). Muito mais tarde, em meados do período medieval, na época do Arizal, começou a desenvolver-se o costume de recitar a Havdaláh com um copo de vinho também na sinagoga, a fim de isentar aqueles que não tinham vinho.
O texto da cerimônia da Havdaláh com uma taça de vinho desenvolveu-se ao longo de um longo período de tempo e, na versão Ashkenazi, vários versos foram adicionados no início como "um bom presságio." Geralmente começa com: “Eis que no Deus da minha salvação (Is 12.2-3)." Esta introdução é seguida por três bênçãos – sobre vinho, especiarias e o fogo – inseridas no arranjo da Havdaláh muito antes da época de Beit Hillel e Beit Shammai (Escolas de Hillel e Shamai). A própria bênção da Havdaláh , a quarta e última, de acordo com a ordem da oração, era conhecida desde os primeiros tempos.
Havdaláh é introduzida por sete seleções bíblicas: Isaías 12:2–3, Salmos 3:9, Salmos 46:12, Salmos 84:13, Salmos 20:10, Ester 8:16 e Salmos 116:13.
O GRANDE SEGREDO DE ISAÍAS
"Eis que Deus é a minha salvação; nele confiarei, e não temerei, porque o SENHOR DEUS é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação."
Isaías 12:2
O grande segredo da Havdaláh tem inicio com o Profeta Isaías capítulo 12 dentro do qual está codificado o nome Chaim Vital.
הִנֵּה אֵל יְשׁוּעָתִי אֶבְטַח, וְלֹא אֶפְחָד: כִּי-עָזִּי וְזִמְרָת יָהּ יְהוָה, וַיְהִי-לִי לִישׁוּעָה.
O primeiro grande mistério tem inicio com a palavra "Yeshuatí (יְשׁוּעָתִי) - minha salvação." E qual é esta salvação? É a alma de Mashiach. A gematria Avgad Reversa de Yeshuatí é igual a 583 que é a gematria Ayak-Bakar de Mashiach (מָשִׁיחַ) e a gematria Mispar Ne'elam de Yemót Ha'Mashiach (ימות המשיח) que é Era Messiânica. E qual é a alma de Mashiach? O próprio versículo responde: A alma de Chaim Vital.
Chaim Vital nasceu mas margens do Tiberiades, na pequena aldeia de Saféd, em 1542. Ele foi o único e verdadeiro discípulo do Rabino Itzchaq Lúria, o Arizal, pois como ele mesmo declarou, ele veio ao mundo unicamente para instruir Chaim Vital.
"Hinei el y'shuati, ev'tach v'lo ef'chad, ki ozi v'zimrat Yah, Adonai vay'hi li li'shua Ushav'tem mayim b'sason, mima'anei ha-y'shua. L'Adonai ha-y'shua, al am'cha birchatecha selah. Adonai tz'va'ot, imanu, misgav lanu, Elohei Ya'akov Selah. Adonai tz'va'ot, ashrei adam boteach bach. Adonai hoshiah, haMelech ya'aneinu v'yom koreinu. LaY'hudim, hay'tah orah, v'simcha v'sason, vikar "ken tih'yeh lanu". Kos Y'shu'ot esah, uv'sheim Adonai ekra".
Dentro dos versos do Profeta Isaías, o Profeta da Salvação, o anunciador da Era Messiânica, há um profundo mistério escondido e que foi revelado apenas a mim em todo o mundo. Nas palavras de Isaías ""Hinei el y'shuati, ev'tach v'lo ef'chad, ki ozi v'zimrat..." está criptografado o nome Chaim Vital, marcado abaixo no original hebraico com letras vermelhas e grandes.
Sha'ar Ha'Guilgulim
Ha'Qadmá 18
"Eis que Elé a minha salvação; n'Ele confiarei, e não temerei, porque o Yáh Adonai é a minha força e o meu cântico, e se tornou a minha salvação. E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação. A salvação vem de Adonai; sobre o teu povo seja a tua bênção. (Selá.). Adonai dos Exércitos está conosco; o Elohëi de Jacó é o nosso refúgio. (Selá.). Adonai dos Exércitos, bem-aventurado o homem que em ti põe a sua confiança. Adonai salva-nos; ouça-nos ó nosso Rei quando clamarmos. E para os judeus houve luz, e alegria, e gozo, e honra e para nós também haverá. O cálice da salvação erguerei, e invocarei o nome (יְהוָה) de Adonai".